SUZUKI SWIFT SPORT KATANA EDITION: UM TOQUE DE EXCLUSIVIDADE AO MODELO JAPONÊS

Este mês de janeiro se apresenta como um período carregado de notícias automobilísticas e um dos grandes eventos do ano, o Salão de Detroit, sempre dá o tiro de largada ao novo ano. No entanto, o ano de 2020 será diferente, já que sua celebração foi transferida ao mês de junho. Por isso, o principal foco de atenção se traslada até o Japão, com o Salão de Tokyo como o grande protagonista.
O equivalente japonês do SEMA Show de Las Vegas será celebrado entre os dias 10 e 12 de janeiro no Centro de Convenções Makuhari Messe e ali estarão presentes os principais fabricantes japoneses, cujos estandes estarão liderados por interessantes novidades e uma ou outra preparação destacada. Um deles será a Suzuki, que apresentará uma edição especial do seu utilitário esportivo em uma clara homenagem a uma das motocicletas mais populares da marca, ou seja, a Katana.
Esta versão modificada do Suzuki Swift Sport recebe o nome de Katana Edition e toma sua inspiração de um produto que voltará neste ano de 2020 após um parêntesis de 14 anos. A principal senha de identidade do modelo japonês é sua carroceria alargada, com arcos de roda muito chamativos e um proeminente splitter dianteiro pintado de preto e vermelho. Embora ainda não tenham surgido seus detalhes, tudo parece indicar que esta edição especial contará com uma suspensão mais firme que diminui a distância entre a carroceria e a estrada.
Outro aspecto destacado é a peculiar decoração utilizada pela marca japonesa, com uma base de cor cinza que combina gráficos vermelhos em contraste com o tom preto presente no teto, as carcaças dos retrovisores laterais e toda a lateral inferior, sem esquecer dos grupos ópticos escurecidos e das exclusivas rodas de liga leve. Elas apresentam a borda avermelhada e o mesmo ocorre com as pinças de freio de alto rendimento, que podem ser vistas claramente pela utilização deste tom.
Talvez a característica mais chamativa do Swift Sport Katana Edition está representada pelo sistema de escape melhorado que foi instalado pela marca nesta unidade. Trata-se de uma linha personalizada que prescinde das duas saídas habituais localizadas na traseira para mostrar um design muito peculiar, pois agora exibe três saídas na lateral, na frente das rodas traseiras. Com esta configuração, poderíamos pensar em um motor V6, mas na realidade, debaixo do capô se esconde um bloco turbo alimentado de quatro cilindros, do qual se desconhecem as especificações.