TATA HBX CONCEPT: ANTECIPANDO UM NOVO SUV

A Tata nos permite apreciar através de um concept car a um dos próximos lançamentos que realizará. O fabricante indiano aproveitou a celebração do Salão de New Delhi 2020, também conhecido como Auto Expo, para apresentar um novo modelo conceitual. Trata-se do novo Tata HBX Concept, que adianta um futuro crossover.
A própria marca destacou de maneira acentuada que o novo Tata HBX Concept antecipa o próximo carro de produção que será introduzido pela marca em seu mercado doméstico, a Índia. Será um crossover urbano de dimensões comedidas e o concept car se aproxima em grande medida à versão de produção que chegará aos concessionários. Está projetado seguindo a filosofia Impact 2.0 que a Tata está aplicando a seus novos modelos.
No veículo que foi exposto no evento automobilístico indiano, a Tata optou por uma configuração especialmente aventureira, onde o carro mostra o seu lado mais off-road. Apesar disso, a versão de produção do HBX será destinada a lidar com as grandes cidades indianas. Está equipado com uma longa lista de acessórios para exibir uma imagem off-road. Conta com uma suspensão específica, porta-equipamentos e pneus todo-terreno.
Também se destaca pela carroceria em dois tons com o teto e as carcaças dos espelhos retrovisores em contraste. A parte inferior da carroceria conta com proteções de plástico. Além disso, algumas delas estão pintadas na cor prata para dar a sensação de ser alumínio. Na parte frontal, destacam-se os grupos ópticos divididos em duas partes com as luzes LED para a circulação diurna na zona superior.
O Tata HBX Concept mede 3.860 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.880 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.445 mm. Apesar dessas medidas, o HBX conta com um habitáculo espaçoso, de modo que se torna um veículo realmente prático para o uso diário. Está sustentado pela plataforma ALFA (Agile Light Flexible Advanced). Uma arquitetura que foi essencial no objetivo de manter as dimensões exteriores compactas, mas com um interior espaçoso.
Em relação ao interior do HBX, surge um habitáculo próprio de um modelo de produção. Destaca-se, sem dúvidas, a tela táctil que coroa o console central. O quadro de instrumentos é bastante convencional, embora disponha de uma tela para mostrar as informações do computador de bordo.
A Tata não deu detalhes sobre a parte mecânica, assim, não se sabe qual o motor que se esconde debaixo do capô. O que se pode afirmar é que que se trata de um veículo com motor a combustão.