TATA MOTORS QUER COMPRAR A FÁBRICA DA FORD NA ÍNDIA PARA IMPULSIONAR SUA OFENSIVA ELÉTRICA

A TATA Motors, um dos principais fabricantes indianos de automóveis, assinou um memorando de entendimento para a potencial aquisição de um centro de produção de veículos. A TATA quer comprar a fábrica da Ford na Índia. São instalações que, se no final forem adquiridas, irão desempenhar um papel fundamental na ofensiva elétrica que a empresa está realizando.
Na verdade, a TATA está interessada em adquirir o centro de produção de veículos que a Ford possui no estado de Gujarat, no oeste do território indiano. Esta planta ficou ‘órfã’ no momento em que a Ford anunciou que deixaria de fabricar carros na Índia. Portanto, surge uma boa oportunidade de negócio para que a TATA possa incrementar sua capacidade de produção.
A TATA hoje domina o emergente mercado indiano de carros elétricos. As autoridades locais estão tratando de acelerar o crescimento das vendas de elétricos oferecendo inúmeros incentivos. De certa forma se busca imitar o sucesso do carro elétrico na China. E mais concretamente nas gigantes cidades chinesas.
Na linha TATA encontram-se automóveis elétricos muito interessantes como o Tata Nexon EV. São veículos que oferecem uma relação muito boa entre desempenho e preço. São modelos que, se fossem comercializados no ocidente, certamente colocariam em sérios apuros os elétricos das marcas generalistas mais populares.
Por enquanto se desconhecem os detalhes financeiros que estão por trás da operação que está sendo negociada atualmente entre TATA e Ford. Agora, o simples fato de que tenha sido emitido este comunicado é uma prova irrefutável de que estão acontecendo movimentos nos bastidores.
A TATA confirmou que, adquirindo a fábrica da Ford na cidade de Sanand, realizará um importante investimento para renovar a maquinaria e equipar de novo as instalações com o objetivo de incrementar sua capacidade de produção de veículos a pleno vapor até alcançar um volume máximo de 400.000 unidades anuais. Este hipotético investimento será realizado através da divisão de mobilidade elétrica da empresa indiana.
Shailesh Chandra, Diretor Gerente da TATA Passenger Electric Mobility, destacou que o incremento da demanda de veículos elétricos TATA levou a um crescimento múltiplo: “A crescente preferência dos clientes pelos veículos de passageiros e elétricos fabricados pela TATA levaram a um crescimento múltiplo… Esta transação potencial respaldará a expansão da capacidade”.