TATA PUNCH: O PEQUENO SUV URBANO ATUALIZADO NA ÍNDIA

Os Dacia Spring, Fiat Panda City Cross, Mahindra KUV100 NXT e Suzuki Ignis são apenas alguns dos pequenos SUVs urbanos que estão disponíveis nos diferentes mercados do globo.
No entanto, alguns destes pequenos crossovers são interessantes, como um que foi recentemente apresentado no mercado indiano. Trata-se do TATA Punch, um pequeno e robusto modelo projetado exclusivamente para a Índia e que parte de um preço equivalente a 38.000 reais ao câmbio atual.
Este crossover ultracompacto foi concebido por vários estúdios situados na Índia, Reino Unido e Itália. Com 3.83 metros de comprimento, o TATA Punch é menor que um Citroën C3 e promete interessantes capacidades off-road.
Está claro que não é um verdadeiro todo-terreno como o Land Rover Defender e o Jeep Wrangler, mas as cifras que a marca oferece são bastante respeitáveis para o segmento.
O TATA Punch tem uma distância livre em relação ao solo de 19 centímetros, um ângulo de ataque de 20.3 graus e um ângulo de saída de 37.6 (o mesmo de um Jeep Wrangler). Além disso, a marca anuncia que também pode atravessar cursos de água de até 37 centímetros de profundidade.
Em relação ao habitáculo, o pequeno SUV indiano tem capacidade para cinco pessoas e um porta-malas de 366 litros, ligeiramente maior que o de um Suzuki Ignis. O TATA Punch está disponível em três níveis de acabamento diferentes, com preços que partem do equivalente a 38.000 reais e vão até quase o dobro desse valor.
O equipamento das versões mais generosas é bem completo e inclui faróis LED, climatizador automático, controle de cruzeiro, câmera de visão traseira, quadro de instrumentos digital de 7.0 polegadas e um sistema de infotainment com tela também de 7.0 polegadas, além de compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Quanto à parte mecânica, é oferecido apenas com um motor na linha, um bloco a gasolina de 3 cilindros de aspiração natural, com 86 cv e 113 Nm de torque, que pode ser acoplado a uma transmissão manual ou automática de 5 velocidades.
De acordo com a TATA, o Punch conseguiu uma qualificação de cinco estrelas nos testes de choque da Global NCAP, embora os padrões sejam diferentes dos mais restritos do Euro NCAP, especialmente desde a última atualização do protocolo.
Esta é uma das razões pelas quais o Punch não será comercializado em mercados como o graúdo mercado europeu, já que adaptar um veículo deste tipo às normas europeias faria com que os custos disparassem, eliminando assim o principal atrativo deste produto: seu preço. Como citamos antes, na Índia, o TATA Punch parte de 38.000 reais e pode chegar aos 66.000 reais no acabamento mais equipado. Por aqui talvez seria uma boa alternativa.