TELO MT1: UMA PEQUENA PICK-UP ELÉTRICA DO TAMANHO DE UM MINI
A Telo Trucks, uma nova empresa emergente centrada em veículos elétricos, quer reinventar o conceito de pick-up. Seu próximo modelo tem o tamanho de um MINI Cooper SE, mas a mesma versatilidade e capacidade de uma pick-up de grandes dimensões.
A nova MT1, que terá um preço nos Estados Unidos em torno de 50.000 dólares, é a pick-up elétrica mais eficiente do mundo, de acordo com a empresa, uma start-up americana com sede no Sillicon Valley, Califórnia, e fundada por pessoas com experiência no setor automobilístico.
O CEO, Jason Marks, é um especialista em sistemas de assistência automotiva com anos de experiência na indústria, enquanto Forrest North, o responsável técnico, esteve na equipe de desenvolvimento do primeiro Tesla Roadster. O designer Yves Behar, com uma dilatada trajetória em marcas como Samsung, Puma e Prada, é o chefe de design.
O modelo em questão está baseado em uma plataforma elétrica tipo ‘skateboard’, com diversos componentes de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), também para a carroceria, que na verdade mede 3.86 metros de comprimento, ou seja, o mesmo que o MINI elétrico.
Ao contrário das habituais pick-ups com motor a combustão, a MT1 contará com um capô dianteiro muito pequeno e um para-brisa muito inclinado, permitindo um habitáculo de cinco lugares, com cabine tipo ‘crew cab’, e um grande espaço de carga na parte traseira, com uma caçamba ao redor de 1.5 metros de comprimento (igual a de um Hummer EV e maior que a de um Rivian R1T, por exemplo).
De acordo com a Telo Trucks, a caçamba poderá ter diversos usos, e o habitáculo poderá permitir o transporte de até oito ocupantes, acrescentando uma cobertura traseira. Graças a uma comporta que conecta o habitáculo com a caçamba de carga, a marca assegura que se pode transportar uma prancha de surf de 2.74 metros de comprimento.
A configuração mecânica da MT1 é composta por dois motores elétricos, com uma potência combinada de 507 cv. Anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos e uma velocidade máxima de até 200 km/h.
A bateria do sistema é bastante generosa, de 106 kWh e com células cilíndricas 2170 da Samsung, e permite uma autonomia de até 560 quilômetros, além de carga rápida para passar de 20 a 80% de carga em apenas 20 minutos, segundo a Telo.
Em princípio, a marca pretende oferecer pneus todo-terreno, suspensão traseira independente, uma altura livre do solo de 25 centímetros e uma capacidade de carga por volta de 725 quilos, além de ser capaz de rebocar até 2.72 toneladas.
A marca está preparando um protótipo funcional da Telo MT1 que poderá estar pronto em pouco tempo, de modo que todas as cifras anteriores são preliminares.
O objetivo da empresa é fabricar à mão as primeiras 500 unidades do carro para o final de 2025 e subcontratar outros 10.000 exemplares a uma empresa de produção em 2026, embora por enquanto esteja tudo no ar.