TESLA INICIA A PRODUÇÃO EM SUA ‘GIGAFÁBRICA’
A Tesla já iniciou a produção das células que equiparão as baterias de íons de lítio em sua ‘gigafábrica’ situada no estado de Nevada, nos EUA, apesar de que quando pronta será a maior fábrica nesse segmento em todo o mundo, por enquanto está disponível somente com 30% de sua capacidade operacional. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Elon Musk.
Esse componente deverá equipar também a Powerwall 2 e a Powerpack 2, dispositivos de armazenamento de energia. Só no segundo trimestre deste ano que terá início a produção das baterias para o Model 3, que será o mais compacto dos modelos da Tesla, um modelo com as proporções de um BMW Série 3 e de um Mercedes-Benz C Class, com lançamento previsto para novembro deste ano e que deverá ter uma autonomia de 346 km.
O projeto de construção das células e a própria fábrica está sendo desenvolvido em conjunto pela Tesla e a Panasonic, tendo um custo total estimado em 5 bilhões de dólares. A fábrica terá uma área superior a 450 mil metros quadrados e de acordo com o CEO da Tesla, a partir de 2018, terá uma capacidade para produzir mais de 35 GWh de células para baterias de íons de lítio por ano. A ideia é que com a produção nesse patamar, o Model 3, modelo que já conta com 400 mil pré-encomendas, possa ter um custo de produção 30% mais baixo.