TESLA MODEL Y INICIA SUA PRODUÇÃO 6 MESES ANTES DO PLANEJADO

Segundo uma informação procedente da Ásia, a Tesla solicitou a seus fornecedores o início da produção em massa dos componentes necessários para a fabricação do novo Tesla Model Y. De acordo com os fornecedores, esta ordem chega 6 meses antes do esperado e se deve a um adiantamento do início da produção do crossover elétrico.
Em princípio, a Tesla havia anunciado que o novo Model Y começaria sua produção no final de 2020, mas não de todas as versões, pois a mais básica, o Model Y Standard Range, não sairia da linha de montagem até meados de 2021. No entanto, esta recente informação procedente da Ásia revela que as datas anunciadas pela Tesla eram bastante conservadoras e que o modelo chegará à linha de montagem muito antes do previsto.
Os fornecedores que revelaram esta informação foram a Lianjia Optoelectronics, BizLink e Hong Kong Heda Co., todos eles asiáticos e responsáveis pela fabricação de elementos como as lanternas traseiras, cabeamento e diversos componentes elétricos.
De acordo com esta informação, o início da produção do novo Tesla Model Y não será no final de 2020, como estava planejado, mas em meados deste mesmo ano. Mas por enquanto é muito arriscado aventurar-se e dar uma data mais concreta. Poderá ser tanto no segundo como no terceiro trimestre de 2020. Da mesma maneira, ainda existem muitas dúvidas e perguntas sem resposta sobre a produção do novo crossover elétrico, como onde será montado.
Estas empresas asiáticas fornecerão à Tesla na nova fábrica que acaba de ser construída na China, a denominada Gigafactory 3, onde se sabe que serão produzidos os Tesla Model 3 e Tesla Model Y, que compartilham plataforma e mecânicas. No entanto, ainda não é oficial quando terá início a produção do modelo nos Estados Unidos. Em princípio, o novo Model Y deverá ser fabricado em ambos os países, mas a Tesla não confirmou em quais instalações americanas montará o novo crossover. Pelas declarações de fornecedores como a ElringKlinger, supõe-se que o Model Y será montado em Fremont, também em 2020.
O novo Tesla Model Y é um crossover de tamanho médio (compacto para o mercado americano) que contará com uma linha estruturada de maneira muito similar à do Tesla Model 3. A versão mais básica anunciada terá um preço em torno dos 39.000 dólares e uma autonomia de 370 quilômetros, enquanto que a versão mais alta da linha terá uma faixa de 450 quilômetros por um preço de 60.000 dólares, sempre que a empresa respeite os preços anunciados, uma vez que tende a alterá-los cada momento.