TEST DRIVE VIRTUAL, ELES VIRÃO PARA FICAR?
Com a vinda de uma nova era digital, com carros auto dirigidos e Realidade Virtual (VR na sigla em inglês), não é de se admirar que os test drives virtuais na hora de comprar um carro novo sejam prioridade na agenda tecnológica.
O test drive virtual é uma tecnologia que permite aos indivíduos experimentar a sensação de dirigir um carro sem ter que sair de casa. Ela se tornou possível graças aos avanços nas simulações de computador e pode ser usada para uma variedade de propósitos, por exemplo permitir que os fabricantes de automóveis mostrem seus últimos modelos.
No entanto, como em qualquer desenvolvimento de nova tecnologia, há aqueles que duvidam que esta experiência virtual possa substituir a real. Quem tem razão nessa disputa?
Experimentar antes de comprar
O conceito de "experimentar antes de comprar" existe desde o início da era comercial. Os vendedores permitem que compradores testem algo antes de se comprometerem com uma compra, daí a introdução de períodos em que o comprador tem vários dias para devolver um produto se não estiver satisfeito com ele.
Na era moderna, a ideia se tornou ainda mais inventiva. Inscreva-se em um cassino online, por exemplo, e você pode receber uma pequena quantia de crédito grátis para experimentar seus jogos (conhecido como bônus sem depósito) sem gastar nada de seu próprio dinheiro! Você pode também receber amostras gratuitas de um produto de uma loja online, ou um período de teste gratuito para desfrutar de um serviço de assinatura de jornal ou streaming.
Tudo isso é comum hoje em dia, mas um test drive virtual é um fenômeno relativamente novo. Usando a mais recente tecnologia VR e disponibilizando-a a potenciais compradores em casa, ela tem muitas vantagens.
Estamos diante de uma revolução?
A segurança está no topo das prioridades de qualquer nova tecnologia de direção, e o test drive VR não é diferente, tanto para o consumidor quanto para o vendedor. Do ponto de vista dos compradores, ele permite que eles experimentem a sensação de dirigir um carro em um ambiente seguro e controlado. Isto é especialmente útil para as pessoas que podem tem dificuldade de chegar ao showroom, ou simplesmente querem fazer o teste do conforto de seus lares.
Os vendedores de carros não precisam se preocupar com o lado financeiro dos test drives. Não haverá acidentes que levem a reclamações de seguro de automóvel e tampouco há gastos com combustível. Isso sem falar no tempo economizado.
Os motoristas também podem testar um carro em uma variedade de condições diferentes, tais como variações climáticas e de estrada. Isto lhes dá uma melhor compreensão de como um carro funciona em diferentes situações e os ajuda a tomar uma decisão mais informada ao comprar um carro.
Se usado com sabedoria, o test drive virtual é uma tecnologia que tem o potencial de revolucionar a maneira como pensamos sobre como comprar e dirigir um carro. Mas existem algumas barreiras potenciais a serem superadas.
É a mesma coisa?
Embora pareça tentador dirigir o último modelo Mercedes a partir do conforto de sua própria casa, há algumas questões que podem fazer você pensar duas vezes.
A primeira é que obviamente não se trata do carro real. Estando limitados a uma faixa de movimento definida, passeios virtuais podem dificultar a percepção de como o carro se comporta. Você provavelmente não será capaz de testar toda a gama de capacidades do carro como faria na vida real.
Os acionamentos VR também são limitados pelas capacidades técnicas. Conexões lentas de internet ou hardware ultrapassado podem afetar a experiência e dar uma imagem distorcida da experiência, bem como de como o carro responde a diferentes comandos.
Mas há algo quase tão importante quanto isso: você não pode ter a sensação ou sentir o cheirinho do carro novo, que é o que muitas vezes tem o maior efeito sobre nós. Testar o carro através de uma tela de computador não seja a mesma coisa, e isto pode ser um balde de água fria para muita gente.
Os test drives vão mudar para sempre?
Afinal, estamos à beira de um futuro de direção virtual?
O que se sabe é que a direção VR tem o potencial de ser uma parte significativa do processo de compra de automóveis no futuro. Com os avanços na tecnologia, os test drives virtuais estão se tornando mais realistas e estão proporcionando uma experiência mais imersiva. Como consumidor, você pode ter uma boa noção das características e capacidades de um carro sem ter que visitar fisicamente uma concessionária.
No entanto, os céticos duvidam. Os test drives virtuais nunca podem imitar totalmente a experiência de dirigir fisicamente um carro, e muitas pessoas ainda preferem testar um veículo pessoalmente antes de fazer sua compra. Também é possível que os test drives virtuais sejam usados em conjunto com os físicos, como uma espécie de solução híbrida em vez de haver uma substituição completa.
Talvez você possa sentar-se no carro enquanto ele passa por um simulador: desta forma, você pode vê-lo e sentir como é dirigi-lo sem que ele realmente vá a lugar algum, para alegria do vendedor.
Uma coisa é certa: os test drives nunca mais serão os mesmos.