THE BEAST ESTÁ À VENDA: UM MOTOR V12 DE AVIÃO DE 27 LITROS QUE CONSOME MAIS DE 117 LITROS A CADA 100 QUILÔMETROS

A verdade é que desconhecíamos a existência de uma excentricidade como o ‘The Beast’. Trata-se de uma criação que representa a expressão máxima do esforço, a criatividade e a genialidade da engenharia britânica. Seu criador, John Dodd, faleceu aos 90 anos no último mês de dezembro de 2022.
Em um estado original, com seus 5.7 metros, e propulsionado por um motor Merlin de 27 litros procedente do mundo da aviação, este modelo ocupa um lugar de destaque na lendária história do automóvel.
O ‘The Beast’ começou sua vida em 1966, construído por Paul Jameson como um automóvel de estrada originalmente propulsionado por um motor Meteor Rolls-Royce de 27 litros. John Dodd, que construiu a transmissão do automóvel, no final acabou adquirindo o veículo e o enviou aos proprietários da Fiber Glass Repairs, para que fosse encarroçado com uma frente que media mais de 3 metros. Foi então que obteve uma grade da Rolls-Royce como um claro aceno à procedência do seu motor.
Mesmo o fogo não pôde acabar com um projeto deste tipo, já que o The Beast foi danificado enquanto regressava da Suécia. Então, Dodd simplesmente decidiu melhorar o conceito original, instalando um novo motor V12 Merlin (a mesma unidade que alimenta o The Beast hoje) e agregou uma grade do Rolls-Royce Silver Shadow.
Um interior personalizado inclui um grande número de interruptores vermelhos que são utilizados para iniciar a sequência de partida do motor Merlin. A suspensão dianteira utiliza elementos da Austin, enquanto que a traseira deriva de um Jaguar XJ12 e exibe um eixo Currie de serviço pesado.
O coração atual do The Beast é o seu motor Merlin V12 de aspiração natural que, segundo se comenta, entrega por volta de 750 CV.
Em 1973, o automóvel registrou uma velocidade máxima de 294.5 km/h. O Livro Guinness dos Recordes o incluiu como o automóvel de rua mais potente do mundo em 1977. Seu consumo também é de recorde, já que consome nada menos que 117.61 litros a cada 100 quilômetros.
Trata-se de uma oportunidade única na vida e que o afortunado novo comprador continue usando e curtindo esta criação única. O veículo agora será leiloado através da Car and Classic e os lances poderão ser dados a partir do próximo dia 9 de março.