THE e-MILES: O QUADRICICLO ELÉTRICO CAPAZ DE CRESCER SOZINHO
![THE e-MILES: O QUADRICICLO ELÉTRICO CAPAZ DE CRESCER SOZINHO](/assets/uploads/2021/07/39e129ab85ea8941e888ab1442538af4.jpg)
As grandes cidades, cada vez mais abarrotadas e com mais restrições para combater a poluição estão demandando novos tipos de veículos para mover-se por elas, e aí é onde entram não só os habituais carros urbanos elétricos, mas também os quadriciclos elétricos. São veículos compactos perfeitos para curtos trajetos e espaços pequenos onde poder estacioná-los.
A última empresa a surgir nesse mercado é a The e-Miles Company, uma marca que apresentou em Barcelona, na Espanha, um curioso quadriciclo pesado de propulsão elétrica com o nome de The e-Miles e que chega com o objetivo de ser o melhor aliado nos trajetos urbanos.
Para isso, este veículo de 2.5 metros de comprimento e 1.5 de largura conta com um powertrain composto por dois motores elétricos integrados em suas rodas, além da capacidade para crescer 37 cm extra se for necessário para poder acomodar 4 passageiros ou também para poder aumentar sua capacidade de carga. Para isso conta com um sistema automático de extensão do chassi, que torna possível este crescimento conforme a demanda e que será perfeito para oferecer o espaço necessário sem comprometer muito as dimensões exteriores do veículo, que permitem também estacioná-lo perpendicularmente à calçada, facilitando assim encontrar um espaço de estacionamento. Esta função faz com que seja também um veículo ideal para entregas expressas.
Junto a isso, o The e-Miles conta também com uma ampla porta frontal que se abre por completo de forma vertical para assim facilitar o acesso de seus ocupantes, inclusive se forem pessoas com mobilidade reduzida, já que se pode introduzir perfeitamente no interior sua cadeira de rodas sem precisar descer dela. Além disso, no caso de que sua carroceria se estenda ao seu comprimento máximo, também haverá uma porta lateral adicional para ampliar seu acesso.
Outras de suas curiosidades é o fato de que não conta com painel, pedais nem volante, que foram substituídos por uma espécie de joystick, como o de um avião ou de uma cadeira de rodas elétrica, enquanto que para controlá-lo há uma enorme tela que mostra toda a informação do veículo. Tampouco há retrovisores, que foram substituídos por câmeras.
De acordo com David Hermoso, Responsável de Design do e-Miles, trata-se de “um veículo pensado para as cidades, e seu projeto é o resultado das necessidades dos usuários” explica. “É o resultado de um exaustivo estudo da mobilidade urbana atual, identificando as necessidades do usuário e de como melhorar o dia a dia dos cidadãos, demostrando que um pequeno veículo pode mudar a dinâmica de uma grande cidade”.
“Este veículo é a resposta a um grande número de desafios que são enfrentados em nossas cidades e seus habitantes, ao ser respeitoso com o meio ambiente, cumprir com o limite de velocidade no centro das cidades, contar com uma grande versatilidade e ser fabricado com materiais revolucionários, já que 90% de suas peças são elaboradas em impressão 3D”, acrescenta o Chefe de Projecto, Jaime Hueto.