TORSUS PRAETORIAN 2021: O ÔNIBUS TODO-TERRENO CHECO RECEBE UMA ATUALIZAÇÃO

Há pouco mais de dois anos falamos pela primeira vez de um interessante ônibus todo-terreno, o denominado Torsus Praetorian, com capacidade para até 35 passageiros, e agora o fabricante acaba de mostrar uma atualização desse seu disparatado modelo para este ano de 2021.
Baseado em um chassi MAN, melhorado e reforçado para poder funcionar nos terrenos e condições mais duras, este ônibus 4x4 equipa um motor turbodiesel de 6 cilindros, também de origem MAN, com 286 CV de potência e 1.150 Nm de torque máximo.
Como é lógico, dado seu enfoque off-road, inclui pneus todo-terreno Michelin XZL, projetados especificamente para veículos de emergência, assim como revestimentos plásticos nos painéis da carroceria, que aumentam a resistência e durabilidade diante de impactos fora do asfalto.
Neste caso, o modelo estreia faróis LED totalmente novos, que oferecem uma iluminação consideravelmente melhorada (4.100 lumens cada um) em relação ao modelo anterior. Além disso, também conta com faróis adicionais 991 SIGNAL SL montados no teto, para aumentar ainda mais a visibilidade noturna.
De acordo com o fabricante, também foi melhorado o desempenho do sistema de ar-condicionado, que requer grande potência (21.52 kW) para manter fresco um habitáculo onde podem viajar 35 pessoas, sobretudo em climas extremos da África e da Ásia. O sistema é tão potente que pode ser utilizado também para refrigerar o motor, se for necessário.
Por outro lado, também há um potente sistema de calefação, eficiente inclusive quando a temperatura exterior está abaixo de zero, já que que o Torsus também foi concebido para poder transportar passageiros em estações de esqui ou em uma base ártica.
Para cumprir com a norma da União Europeia, o sistema de abertura de portas foi redesenhado, e agora permite a abertura e fechamento em 8 segundos, e diversos sensores evitam que passageiros ou obstáculos fiquem presos nas portas. Em todo caso, essas portas se fecham automaticamente quando o veículo supera uma velocidade de 3 km/h.
Tampouco faltam botões de desbloqueio de emergência (dentro e fora) para abrir as portas e as escotilhas do teto, além de um sistema de extinção de incêndios denominado BlazeCut, de acordo com a legislação, que é capaz de abafar chamas nas proximidades do tanque de combustível.
A marca também aumentou a distância entre os bancos dos passageiros, melhorando a habitabilidade, e foram instalados suportes para dispositivos multimídia nas faces traseiras dos encostos.