TOYOTA 4RUNNER 2025: APONTANDO SUA MIRA PARA OS JEEP WRANGLER E FORD BRONCO

O Toyota 4Runner 2025 já é uma realidade e a verdade é que parece muito bom. A sexta geração chegará ao mercado antes do final do ano e fará isso com um design completamente novo, uma oferta de acabamentos mais ampla e duas novas mecânicas de 4 cilindros que substituem o V6 anterior. No ponto de mira estão os Jeep Wrangler e Ford Bronco.
Após 15 anos no mercado, o Toyota 4Runner necessitava de uma atualização. A nova entrega exibe uma imagem muito similar à do renovado Tacoma, com o qual compartilha muitos elementos. A parte dianteira de cada modelo compartilha uma arquitetura muito angular, mas ao mesmo tempo, conserva um caráter individual. Também compartilham um detalhe de design na linha de cintura inferior.
É inegável que o 4Runner exala robustez por todos os lados, embora falte o carisma e o caráter mais lúdico dos Bronco e Wrangler. No interior também são muitas as semelhanças com o Tacoma, tanto em design como em tecnologia. Vemos o mesmo túnel central, um painel quase idêntico e os mesmos compartimentos de armazenamento.
O equipamento e o design variam segundo o acabamento, mas destacam-se a instrumentação digital de 7.0 ou 12.3 polegadas e o sistema de infotainment com telas de 8.0 ou 14 polegadas. Podem equipar Android Auto, Apple CarPlay, carga por indução para smartphones, entradas USB-C, etc. Tampouco faltam painéis MOLLE no console central e nas portas.
Um elemento diferenciador é a terceira fila de bancos disponível, assim como a clássica janela traseira elétrica, uma característica herdada do modelo anterior. Desenvolvido sobre a plataforma TNGA-F, mede 4.950 mm de comprimento (119 mm a mais) e 1.976 mm de largura (51 mm a mais). A distância entre os eixos é de 2.844 mm (61 mm a mais).
Debaixo do capô do novo 4Runner já não há motores V6, mas os novos blocos de 4 cilindros são mais potentes e eficientes. O i-Force de acesso é um motor turbo alimentado de 2.4 litros com 280 cv e 429 Nm de torque máximo. Acima fica a versão i-Force MAX, que eleva a potência até os 330 cv e 629 Nm de torque.
Ambos são acoplados a uma transmissão automática de 8 velocidades. O 4Runner é oferecido em versões de tração traseira, 4WD a tempo parcial e 4WD a tempo integral. As versões RWD contam de série com um diferencial de deslizamento limitado automático. As versões 4WD equipam uma caixa de transferência de 2 velocidades, além de um LSD automático.
Para sair do asfalto surge um sistema Multi-Terrain Select melhorado. Agora opera nos modos 4WD-High e 4WD-Low. Este sistema oferece configurações ajustáveis para terrenos de lama, terra e areia, otimizando o controle de tração. Além disso, equipa controle em descidas, a função Crawl Control é mais silenciosa e temos um bloqueio do diferencial traseiro eletrônico.
Quanto às dimensões, há 233 mm de distância do solo nas versões convencionais, com ângulos de entrada e saída de 32º e 24º, respectivamente. As versões Trailhunter e TRD Pro oferecem uma distância do solo ligeiramente maior devido às suas configurações de suspensão únicas, assim como inúmeros acessórios e elementos focados no off-road.
A fim de atrair todos os tipos de clientes possíveis com o 4Runner, existem até nove versões diferentes: SR5 (i-Force), TRD Sport (i-Force), TRD Sport Premium (i-Force), Limited (i-Force e i-Force MAX), TRD Pro (i-Force MAX), TRD Off-Road (i-Force e i-Force MAX), TRD Off-Road Premium (i-Force e i-Force MAX), Trailhunter (i-Force MAX) e Platinum (i-Force MAX).