TOYOTA AVALON É O ENÉSIMO SEDAN CANCELADO NOS ESTADOS UNIDOS

Os carros de passeio tradicionais já não são vendidos como antes. Os clientes demandam modelos de estilo SUV em praticamente todos os segmentos do mercado e isso se deixa notar na oferta dos fabricantes, que desenvolvem muito mais modelos de estética sobre-elevada em detrimento das tipologias tradicionais, cujas vendas caíram a níveis impensáveis até há poucos anos.
Se no início da década passada tivessem dito que em menos de 10 anos iria desaparecer praticamente a totalidade dos sedans do mercado norte-americano, historicamente o maior consumidor de veículos deste tipo do mundo, provavelmente teríamos morrido de tanto rir, porque até há apenas alguns anos seus segmentos mais importantes eram as pick-ups e os sedans de tamanho médio. Mas os tempos mudam e os concessionários americanos esvaziaram de sedans e hatchbacks em favor de novas pick-ups, SUVs e crossovers.
Marcas como a Ford já não contam com nenhum carro de passeio tradicional nos concessionários de seu mercado natal, enquanto que Chrysler e Chevrolet dispõem apenas de alguns poucos modelos e que também estão a ponto de serem aposentados sem sucessor à vista. Só as confiáveis e reputadas marcas japonesas conseguem salvar a linha sedan com modelos como o Toyota Camry e o Honda Accord, mas inclusive estas se viram obrigadas a eliminar vários modelos de estilo tradicional.
O Toyota Avalon é a nova vítima desta forte tendência que está arrasando em todos os mercados. Segundo confirmou a empresa japonesa, seu sedan de maior tamanho será eliminado após 2022, embora se trate de um modelo recém-chegado ao mercado, pois estreou no final de 2018 como modelo 2019.
O Toyota Avalon atual corresponde à quinta geração do sedan full-size e compartilha a plataforma TNGA com o Camry, embora seja ligeiramente mais longo que este, pois se trata de uma versão de maior tamanho e com um posicionamento mais premium. Um escalão do mercado um pouco difuso se considerarmos o êxito de modelos como o Toyota Camry e o Lexus ES, de modo que o Avalon se encontra atualmente em terra de ninguém entre estes últimos. O último model-year será o 2022 e contará com uma linha mais escassa, depois da qual simplesmente desaparecerá dos concessionários dos Estados Unidos para continuar sua produção e comercialização na China.