TOYOTA CROWN SPORT: POTENCIANDO UMA DENOMINAÇÃO ICÔNICA
Desde o lançamento do Toyota Crown original em 1955, a denominação ‘Crown’ foi constantemente atualizada e sempre significou elevadas vendas no Japão. São vendas que a marca japonesa agora quer potenciar com até quatro carrocerias distintas. Acaba de estrear no Japão a segunda delas, o Toyota Crown Sport. Os seguintes serão o Crown Sedan em novembro e o Crown Estate em 2024.
Lembrando que o Toyota Crown faz parte de um segmento onde prevalecem o luxo, o conforto, o silêncio e a confiabilidade. Tanto que inclusive tem logotipo próprio. Apesar de ser forte nestes pontos, o modelo nunca deixou de adaptar-se às necessidades de cada época. A última entrega foi, de fato, um giro radical no conceito do veículo.
Como mostramos na época, recebe também uma nova oportunidade de vida em mercados como os Estados Unidos (aqui). Agora, esta nova entrega parece incrível e provavelmente será um sucesso nos mercados onde for lançado, sobretudo depois de ser anunciado que chegará com vários estilos de carroceria.
A nova família Crown está baseada na plataforma TNGA e será comercializada em aproximadamente 40 países em regiões de todo o mundo. A nível estético, o novo Toyota Crown Sport tem certas semelhanças com o Ferrari Purosangue, poupando as distâncias, é claro. Conta com faróis finos e uma ampla entrada de ar praticamente fechada.
O alongado capô culmina em um inclinado para-brisa, e em toda a sua borda inferior não faltam as proteções plásticas para dar ao SUV um toque robusto. Na vista lateral surgem rodas de 19 ou 21 polegadas, assim como para-lamas traseiros tonificados. Na traseira são protagonistas as lanternas LED dispostas horizontalmente e um vidro vigia estreito e muito inclinado.
A cereja do bolo são as saídas verticais no para-choque traseiro. Em termos de dimensões, estamos falando de um veículo de 4.720 mm de comprimento, 1.880 mm de largura e 1.565 mm de altura. A distância entre os eixos aumenta para 2.769 mm. Isso o torna 260 mm mais curto, 40 mm mais largo e 25 mm mais alto que o Crown Crossover. Para o exterior há seis cores e cinco combinações bitom.
No interior, onde a qualidade e a tecnologia andam de mãos dadas, surge um grupo de instrumentos digitais de 12.3 polegadas e um sistema de infotainment Toyota Audio Multimedia também de 12.3 polegadas. Este último oferece navegação baseada na nuvem, atualizações sem fios e um assistente inteligente que responde ao toque de ativação “Hey, Toyota”.
Quanto ao equipamento, em função do acabamento podemos encontrar bancos dianteiros com aquecimento e ajuste elétrico de oito posições, estofamento de tecido e Softex, a nova opção interior em Sand Brown & Black, climatizador bizona, carregador de smartphone por indução, vidros acústicos, estofamentos em couro, sistema de áudio JBL, suspensão adaptativa, etc.
O coração do novo Crown Sport é um powertrain híbrido. Nas versões básicas combina um motor de 4 cilindros e 2.5 litros, dois motores elétricos, uma transmissão CVT e uma bateria de hidreto metálico de níquel de alto rendimento recentemente desenvolvida. Oferece uma potência combinada de 234 cv, enviados às quatro rodas através de um sistema elétrico 4WD.
O acabamento mais alto recorre a um powertrain híbrido plug-in ‘Hybrid Max’ completamente novo. Sabemos apenas que conta com um “motor de tração de densidade de alto desempenho”, assim como com um pacote de baterias de íons de lítio maior para uma autonomia elétrica maior. Para a suspensão apostam em um esquema McPherson na frente e independente atrás.
Completa o conjunto a direção no eixo traseiro. Por último, em matéria de assistências à condução e de segurança, o Crown inclui a última entrega do Toyota Safety Sense. Graças a isso equipa luzes altas automáticas, controle de cruzeiro de radar dinâmico, assistência de sinais de trânsito, um sistema de pré-colisão com detecção de pedestre, Toyota Safety Connect e muito mais.