TOYOTA DOS ESTADOS UNIDOS QUER VERSÕES TRD DE TODOS OS SEUS MODELOS

No último Salão de Los Angeles 2018 a marca japonesa revelou duas novas versões TRD destinadas ao catálogo americano da marca, os novos Toyota Camry TRD e Toyota Avalon TRD, que estarão disponíveis nos primeiros dias do próximo ano.
Essas novas versões TRD contam com acabamentos de aspecto esportivo, com alguns retoques na parte frontal, saias laterais e para-choque traseiro, assim como rodas de maior tamanho e desenho mais agressivo, novas saídas de escape e os indispensáveis splitter dianteiro e aerofólio traseiro. No interior surge a mesma maquiagem esportiva, com a presença de inúmeros emblemas alusivos à versão, pedais metálicos e diversos detalhes em vermelho, como é o caso das costuras. Em termos de chassi, surgem leves modificações, mas com uma configuração mais esportiva, com um esquema de suspensão um pouco mais firme e pinças de freio também na cor vermelha.
Essas versões não são estranhas no catálogo da divisão americana da Toyota, pois já podem ser encontradas em modelos como o Toyota 4Runner e as pick-ups Tacoma e Tundra. No entanto, não é tão habitual ver uma versão desse tipo em um modelo como o Toyota Avalon, um sedan full size que nessa nova geração conta com a mesma plataforma TNGA utilizada pelo Toyota Camry, embora se posicione acima dele no catálogo da marca.
Se a existência do novo Toyota Avalon TRD não fosse uma pista suficientemente clara de que essas versões estão se estendendo por toda a linha, em uma recente entrevista à imprensa especializada, o VP da Toyota Motor North America, Jack Hollis, revelava que não só ele gosta da marca TRD, como lhe encantaria contar com uma versão esportiva desse tipo em todas as linhas de produto do catálogo da marca nos Estados Unidos.
Segundo as palavras de Hollis, podemos esperar que sejam apresentadas novas versões esportivas TRD em um futuro próximo, embora ainda não se possa afirmar que realmente estarão presentes em todos os escalões da linha, pois nem sequer Hollis afirmou que isso acontecerá, somente revelou que “deverão fazê-lo”.
Esse tipo de versões estão se estendendo rapidamente pelo mercado. Inicialmente somente podiam ser encontradas em marcas de orientação Premium, como as versões M Performance da BMW e S-Line da Audi, no entanto, marcas como a Acura (Honda) já contam com diversas versões desse tipo nos Estados Unidos, como as Type-S e A-Spec. De modo que não é surpresa que a Toyota, em um movimento claramente defensivo, tenha decidido incluir essas novas versões TRD em diversos escalões de seu catálogo.