TOYOTA E SUZUKI SE UNEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS
Toyota e Suzuki anunciaram no Japão que se uniram para traçar uma parceria que permitirá a ambas as empresas desenvolverem em conjunto tecnologias de segurança, defesa do ambiente e conectividade. Na declaração conjunta, anunciam que essa colaboração foi idealizada para melhorar a mobilidade e tornar a sociedade melhor. Os japoneses confirmam que as pesquisas serão compartilhadas, assim como a tecnologia e os produtos que disso resultarem.
“Queremos cooperar para permitir que as pessoas em todo o mundo possam experimentar a alegria da mobilidade e assim alcançar uma sociedade que desfrute dessa alegria com um sorriso diário. Estou muito grato por nos oferecerem essa possibilidade com uma empresa como a Suzuki, uma marca que transborda com espírito de desafio e com a qual a Toyota está ansiosa por aprender” declarou Akio Toyoda, o CEO da Toyota na ocasião do anúncio da parceria.
Esse anúncio surge quatro meses após as duas empresas terem manifestado interesse na colaboração conjunta, com essa parceria permitindo às duas empresas manterem-se em igualdade com a concorrência. A Toyota, como um dos maiores ‘players’ da indústria automobilística, mantém um elevado ritmo no seu departamento de P&D, mas também tem a consciência que os concorrentes na Europa e nos EUA estão se aliando pontualmente.
Lembrando que a Suzuki teve uma péssima experiência com o grupo VW que terminou nos tribunais. O acordo terminou mais cedo que o esperado e a Suzuki recomprou os 20% que ficaram em posse do grupo VW. A marca espera agora mais êxito nesse acordo com a Toyota.
Por outro lado, a Toyota está desenvolvendo um esportivo em colaboração com a BMW, que dará origem ao Toyota Supra e ao BMW Z5. Essa parceria com o fabricante alemão já existe há algum tempo, permitiu que os motores a diesel da BMW surgissem em modelos Toyota e a BMW herdou alguns conhecimentos sobre a propulsão híbrida.