TOYOTA FJ CRUISER: UMA VISÃO MODERNA DE UM TODO-TERRENO DE VERDADE

O Toyota FJ Cruiser desapareceu dos mercados europeus já faz alguns anos, embora sua vida se prolongasse nos Estados Unidos até 2014, enquanto que no Japão a última edição especial do famoso todo-terreno surgiu por lá no ano de 2017.
Lançado em 2006, o extravagante 4x4 teve que competir contra o Jeep Wrangler, o Land Rover Defender e o Mercedes-Benz G Class, e a grande crise econômica daqueles anos. O que unido a cifras de vendas não muito brilhantes, fez que seu adeus chegasse antes do grande ‘boom’ dos SUVs e de que os todo-terrenos clássicos voltassem a ser moda.
Na verdade, não há indícios de que o modelo da Toyota possa voltar à vida, mas o render que aparece na imagem retrata como poderia vir a ser o modelo moderno, seguindo um pouco a tendência popularizada pelo Ford Bronco.
O desenho digital procede da página do Facebook do especialista Rain Prisk, e reinterpreta a imagem única do FJ para esta nova era, que pegou um pouco pela surpresa: o ressurgimento dos modelos todo-terreno.
É claro que as formas quadradas do FJ seguem presentes, embora o carro pareça muito mais refinado que antes. Na grade (parece que iluminada) se aprecia a inscrição Toyota, ladeada pelos faróis redondos com os intermitentes horizontais no exterior.
Tampouco falta uma entrada de ar no capô, enquanto que como acontecia com o modelo original, a recreação apresenta um grande para-choque dianteiro de plástico. Infelizmente, não dispomos de uma imagem da traseira do carro.
Em linhas gerais, o modelo certamente agrada, e certamente teria uma boa aceitação em mercados como os Estados Unidos, onde seria um pouco mais sério que o Bronco e mais descontraído que o Wrangler.
No entanto, como mencionávamos no início, não parece que a Toyota tenha entre seus planos devolver à vida o modelo, embora desde 2018 que se escutam rumores sobre a chegada de um todo-terreno compacto da marca japonesa.