TOYOTA LAND CRUISER 70 EXPEDITION SPEC BY INKAS: UM VETERANO QUE RESISTE AOS ATAQUES DE RIFLES E GRANADAS
Está claro que tudo o que leva o sobrenome Land Cruiser agrada. Boa prova disso é que existe uma lista de espera de quatro anos para se adquirir um Toyota Land Cruiser 300. E neste caso ainda podemos entender, trata-se de um modelo recém-lançado, mas acontece que o Toyota Land Cruiser 70 tampouco fica atrás.
Há alguns meses, a Drive deu eco à notícia de que o modelo está esgotado até 2024. Para quem não sabe, apesar de ser um veículo veterano, na Austrália é um best-seller. Fica claro que a idade não é uma barreira para o sucesso. Além disso, é curioso que o modelo esteja esgotado até a data do seu 40º aniversário.
Mas isso não é tudo, mais recentemente a CarExpert assinalava que o fabricante japonês teve que deixar de receber pedidos do todo-terreno para produzir e entregar os veículos que já haviam sido pagos. Ao que parece, a Toyota teve que pausar em diversas ocasiões a produção do Land Cruiser 70, o que está atrasando as entregas.
E como se livrar de um produto tão bem-sucedido? Pois bem, simplesmente não vão fazer isso. O vice-presidente de vendas e marketing da empresa na Austrália, Sean Hanley revelou ao pessoal da CarSales há alguns meses que “não há como desviar do nosso plano de produtos para a Série 70”. Nascido em 1984, parece que o Land Cruiser 70 ainda tem lenha para queimar.
Essa é precisamente a razão pela qual a Inkas Armored, empresa canadense especializada em criar veículos blindados, apresenta nesta ocasião sua proposta para o Toyota Land Cruiser 70.
Estamos falando de um dos poucos especialistas que oferecem o veterano todo-terreno com um nível de proteção balística CEN 1063 BR6, graças à utilização de tecnologias e materiais de blindagem de primeira qualidade. Esteticamente não há grandes diferenças em relação às versões convencionais especialmente preparadas para aventurar-se fora do asfalto.
Entretanto, se estivermos circulando tranquilamente pelas montanhas e assaltantes armados com AK-47 decidissem invadir a nossa paz interior, não aconteceria nada, pois a blindagem de nível BR6 com a qual vai armado este Land Cruiser 70 resistiria ao ataque. Mesmo a explosão de duas granadas DM51 simultaneamente debaixo do carro.
Conta com um habitáculo reforçado em todos os cantos, vidros blindados eletroluminescentes, sistema de recirculação de ar interior e uma proteção especial para a bateria, os sistemas eletrônicos e o tanque de combustível. Um espaço onde se mantém o toque retro e rústico do modelo.
Além de garantir a segurança dos ocupantes, a Inkas Armored também melhorou as capacidades todo-terreno do modelo. Para isso instalou uma suspensão melhorada, um guincho motorizado, uma placa protetora que se dobra como um escudo de proteção contra as explosões, dobradiças e portas reforçadas, e um bagageiro de alumínio.
Atualmente, a versão do J70 que é vendida na Austrália conta com um motor turbodiesel V8 de 4.5 litros. Entrega 202 cv e 430 Nm de torque, canalizados à estrada através de uma transmissão manual de 5 velocidades. A Inkas Armored não informou nenhuma alteração debaixo do capô.