TOYOTA VENZA 2021: O HARRIER JAPONÊS PARA O MERCADO NORTE-AMERICANO
O fabricante japonês acaba de apresentar dois novos modelos híbridos nos Estados Unidos, e como já mostramos aqui, um deles foi a nova geração do Toyota Sienna e o outro é a versão para o mercado norte-americano do Toyota Harrier japonês, ao contrário do que sugeriam a maioria dos informes procedentes daquele mercado, que apontavam à versão híbrida do Toyota Tundra como a outra novidade.
Embora o mercado norte-americano ressuscite a denominação Venza, a verdade é que o novo crossover híbrido que a marca japonesa acaba de revelar não é outro que o Toyota Harrier 2021. Um modelo que sempre foi exclusivo do mercado japonês, mas que durante o lançamento da quarta geração, que aconteceu no último mês de abril, já se falava da possibilidade de que o fabricante o tornasse um modelo global. As duas primeiras gerações do modelo realmente não eram mais que um Lexus RX remarcado com os logotipos da Toyota, no entanto, a partir da terceira geração o modelo passou a estar relacionado a nível técnico com o Toyota RAV4, embora o Harrier sempre tenha sido um produto de caráter Premium.
O Toyota Venza anterior, no entanto, era uma espécie de mistura entre um sedan familiar e um SUV, um produto específico para o mercado norte-americano que não chegou a vingar, de modo que desapareceu depois de uma fraca primeira geração. Entretanto, sua denominação foi aproveitada para batizar a versão norte-americana do Toyota Harrier.
É evidente que a marca japonesa desenvolveu esta nova geração do Harrier com a intenção de criar um produto global, pois as primeiras imagens oficiais do novo Toyota Venza mostram um modelo praticamente idêntico ao novo Harrier japonês. De fato, se não fosse pela posição do volante e os emblemas, poderiam ter usado as mesmas fotografias oficiais para ambos os lançamentos.
A única diferença que surge entre ambos os modelos, além da posição do lugar do condutor, são os emblemas, já que além do novo nome do modelo norte-americano aparecem pequenas insígnias AWD na frente dos arcos de roda traseiros.
A nível mecânico tampouco existem diferenças entre ambos os modelos, pois debaixo do capô continuamos encontrando o esquema híbrido utilizado no Toyota RAV4, formado pelo motor de 4 cilindros e 2.5 litros em combinação com três motores elétricos que somam uma potência total combinada de 222 cv.