TRÊS NOVOS MAZDAS CONQUISTAM O “RED DOT AWARD”
- Três novos Mazdas, três novos prêmios. No próximo mês de junho, em cerimônia dedicada, o fabricante japonês vai receber as mais recentes congratulações aos seus novos Mazda MX-5, Mazda CX-3 e Mazda2 no âmbito da iniciativa “Red Dot Award: Product Design 2015”.
A quarta geração do icônico roadster garantiu a premiação “Red Dot: Best of the Best”, a maior distinção do concurso, conferido a apenas 1,6% das candidaturas deste ano e atribuídas a projetos excepcionalmente inovadores. O CX-3, o primeiro SUV pequeno da Mazda, foi eleito para um prêmio "Red Dot" pela sua excelência na qualidade do design. Por fim, o novo Mazda2 recebe uma “Menção Honrosa”. O painel de jurados da Red Dot avaliou as candidaturas com base em um exigente número de critérios, que vão das inovações em termos de design, à funcionalidade, ergonomia e compatibilidade ecológica.
Os três mais recentes modelos da Mazda seguem o caminho dos seus antecessores, tendo assim, todos garantido uma premiação de reconhecimento da excelência do design KODO – A Alma do Movimento presente nos seus exteriores, incluindo prêmios “Red Dot” para cinco deles. As linhas e formas KODO representam a energia reprimida, pronta a ser liberada da natureza de movimento dos modelos Mazda. O conceito tem as suas raízes na longa tradição de modelos esportivos da Mazda, que encontra a sua melhor expressão no exemplo vivo que é o MX-5. Na sua quarta geração, o roadster mais vendido do mundo integra um estilo KODO excepcionalmente dinâmico, enquanto o CX-3 e o Mazda2 também têm sido alvo de diferentes louvores nos segmentos dos pequenos SUVs e B, respectivamente.
“Este reconhecimento da “Red Dot” é um testemunho da flexibilidade do design KODO e a liberdade artística que nos permite,” informa Kevin Rice, Diretor de Design da Mazda Europa. “O KODO capta o preciso momento da energia reprimida imediatamente antes de um atleta ou de um animal se lançar numa corrida. Um modo de controlar a energia visual é compactá-la e liberá-la como se ela se movesse ao longo da carroceria de um automóvel, como acontece no novo MX-5. Já o novo CX-3 tem uma abordagem artística diferente, misturando os dois volumes principais e criando a energia dessa forma. O Mazda2 é de novo diferente, demonstrando como o KODO nos ajuda a dar a cada veículo as suas próprias características individuais”.
Iniciado em 1955 pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, basedo em Essen (Alemanha), o Red Dot é a maior e mais prestigiada competição de produto do mundo. Para o “Red Dot Award: Product Design 2015”, o júri internacional composto por designers, professores e jornalistas, avaliou 4.928 candidaturas oriundas de 56 países. A Mazda e os outros vencedores irão receber os seus prêmios numa cerimônia no dia 29 de junho no Teatro Aalto, de Essen. Os produtos selecionados nas diferentes 31 categorias, incluindo veículos, vão estar expostos no Red Dot Design Museum de Essen entre 30 de junho e 30 de julho de 2016, podendo ser vistos online em www.red-dot.de. Todos ganharam o direito de usar o símbolo “Red Dot”, selo internacional de excelência em design.