TRIUMPH CONTINUA TRABALHANDO EM SUA MOTOCICLETA ELÉTRICA COM 178 CV

Corria o ano de 2019 quando a Triumph falou pela primeira vez do Project TE-1, sua proposta de motocicleta elétrica. Agora, a marca britânica realizou alguns retoques sobre o projeto original e mostra novos esboços do que será o modelo definitivo, uma motocicleta de design esportivo desenvolvida junto com a Williams Advanced Engineering.
Projetada para ser “a motocicleta elétrica definitiva”, a TE-1 tem um design bastante convencional, mas na vista lateral se pode apreciar com clareza que o motor foi substituído por uma bateria e um motor elétrico. De acordo com a Williams, a bateria está especialmente equilibrada e foi incorporada ao chassi tendo em conta o centro de gravidade e o espaço.
Além disso, foi integrada uma unidade de controle no pacote de baterias, o que ajuda a otimizar o conjunto e a reduzir o peso. A Triumph convidou tanto a Williams Advanced Engineering como a Integral Powertrain e a Universidade de Warwick para contribuir com as atualizações deste projeto, mas a equipe ainda considera que está só na metade do seu desenvolvimento.
Em outras palavras, ainda faltam muitos quilômetros para percorrer antes de começar a falar sobre aspectos realmente práticos desta motocicleta, como a capacidade da bateria, a autonomia, os tempos de carga e o peso. Por isso, ainda estamos longe de discutir prazos de produção, distribuição e inclusive preços.
Entretanto, conhecemos alguns detalhes interessantes, como o fato de o protótipo contar com um sistema elétrico de 360 ??volts que permitirá uma “autonomia objetivo líder no mercado”, assim como uma capacidade de carga rápida, passando de 0 a 80% de carga em menos de 20 minutos. O motor, por sua parte, será mais compacto e leve que qualquer outro disponível atualmente no mercado.
Apesar de declarar unicamente 220 kg sobre a balança, é capaz de produzir 178 cv (130 kW) de potência. Arrematam o conjunto uma platafroma protótipo com um chassi principal e traseiro otimizados para o powertrain elétrico.