TWR PERFORMANCE REVELA ESPECIFICAÇÕES DO SEU GRAND TOURER SUPERCAT
A TWR Performance revelou formalmente o Supercat, seu novo Super-GT radical sustentado pelo lendário Jaguar XJS. Amplamente previsto para o verão de 2024 na Europa, o Supercat já recebeu elogios de clientes e jornalistas antes de seu lançamento público.
O Supercat foi projetado por uma equipe que representa alguns dos nomes mais celebrados do automobilismo, incluindo McLaren, Ferrari, Porsche, Williams e Renault F1. A equipe é liderada pelo diretor e co-fundador da TWR, Fergus Walkinshaw. Seu pai, Tom Walkinshaw, o reverenciado construtor e piloto por trás do TWR original, levou os modelos da Jaguar à vitórias no Campeonato Europeu de Carros de Turismo, 24 Horas de Spa e Bathurst durante a década de 1980.
Um verdadeiro TWR Super-GT
O Jaguar XJS fornece a base essencial para o TWR Supercat, que também incorpora elementos de design inspirados em outros Jaguar de corrida icônicos da época, incluindo o XJR-9, o XJR-15 e o supercarro XJ220.
Fiel à sua herança automobilística, o Supercat apresenta tração traseira e uma transmissão manual de 6 velocidades, proporcionando uma experiência de direção autêntica, envolvente e totalmente analógica. Sob seu longo capô esculpido e com corpo de carbono, encontra-se um formidável motor V12 superalimentado, desenvolvido internamente pelos engenheiros da TWR. Esta unidade de potência produz impressionantes 660 cv e 730 Nm de torque.
A filosofia da TWR enfatiza que carros de direção excepcionais não são definidos apenas pela potência bruta. Isso é demonstrado por meio de um conjunto de aprimoramentos de engenharia, garantindo que o Supercat se destaque dinamicamente nos ambientes de automobilismo e estrada mais exigentes do mundo.
Para gerenciar o aumento significativo de potência, a estrutura do carro foi reforçada com uma base tubular de aço integrada, enquanto os painéis leves da carroceria de fibra de carbono contribuem para uma redução de 9.3% no peso em comparação ao Jaguar XJS original (1.605 kg vs 1.770 kg).
Recursos adicionais incluem a opção de freios a disco carbocerâmicos, controle de tração totalmente programável, controle de largada e cinco modos de direção distintos. Esses modos permitem que os condutores adaptem a dinâmica do carro para se adequar a várias condições de estrada e pista.
A suspensão double wishbone, aprimorada por um sistema de amortecimento dinâmico ativo, garante uma experiência de direção Super-GT composta e confortável em viagens continentais prolongadas. Ela também fornece a precisão, o feedback e a estabilidade necessários para configurações dinâmicas de estrada e pista. Essa dualidade de caráter define o ethos Super-GT, cumprindo a missão de criar um carro capaz de viagens em alta velocidade e desempenho animado em pista.
O Supercat se destaca em cumprir sua missão. É a ferramenta perfeita para dirigir até Nürburgring, oferecendo suspensão e direção ajustáveis ??para uma experiência de direção GT suprema na viagem até lá. Uma vez na pista, o carro se adapta perfeitamente para oferecer um desempenho emocionante, antes de devolver os ocupantes para casa com conforto supremo.
A praticidade não foi esquecida. Os bancos traseiros foram substituídos por uma área de bagagem significativamente expandida, garantindo amplo espaço para viagens de longa distância - uma marca registrada do DNA do Super-GT. O conforto interno é elevado com uma cabine completamente reformada que integra recursos modernos, ao mesmo tempo em que homenageia o design clássico do Jaguar XJS.
Isso inclui uma interface multimídia totalmente digital (MMI) com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. As configurações de suspensão e direção podem ser facilmente ajustadas por meio de uma interface de alternância intuitiva. Os bancos de couro com revestimento em fibra de carbono estão disponíveis em um design contemporâneo ou uma opção ‘hereditária’, fazendo referência às venezianas originais do XJS.
Com estilo radical
O TWR Supercat dá vida a uma visão de um carro TWR moderno e de alto desempenho construído sobre o clássico Jaguar XJS. Sua silhueta marcante foi projetada por Khyzyl Saleem, um dos principais estilistas de conceitos de carros digitais e 3D do mundo, conhecido por seus projetos focados em desempenho com nomes icônicos como o falecido Ken Block e Travis Pastrana.
Os esforços de design de Saleem foram ainda mais reforçados pelo envolvimento de Magnus Walker, o lendário designer e colecionador de carros nascido no Reino Unido. A experiência de Walker na cultura global de carros foi fundamental para refinar a visão de criar um veículo que combina o legado fundamental do Jaguar XJS com a estética ousada e distinta e a substância de um carro TWR contemporâneo.
Seus esforços combinados conferem ao Supercat um caráter mais agressivamente musculoso, preservando o perfil icônico do Jaguar XJS, incluindo sua silhueta exclusiva, arcobotantes e gráfico frontal. Sutis sugestões de design homenageiam o relacionamento de décadas da TWR com a marca Jaguar.
Em consonância com a filosofia orientadora da TWR, o design do Supercat é impulsionado por requisitos de engenharia para atingir desempenho excepcional. As propostas de design de Saleem foram rigorosamente avaliadas quanto à eficiência aerodinâmica por um ex-aerodinamicista vencedor do Campeonato Mundial da Mercedes-Benz F1. Essa colaboração garante que o Supercat ofereça uma experiência de direção visceral e envolvente, cumprindo o briefing de design original.
O design resultante não apenas comunica a intenção dinâmica do Super-GT, mas também incorpora um conjunto de recursos aerodinâmicos funcionais para gerar downforce crítico. Isso inclui divisores projetados com precisão e aprimoramentos aerodinâmicos na carroceria que fornecem a estabilidade exigida em configurações de turismo e pista de alta velocidade.
As principais inovações aerodinâmicas incluem uma releitura completa dos icônicos arcos-de-força voadores do XJS, agora remodelados para otimizar o fluxo de ar da carroceria para os quadris traseiros. A planta baixa foi achatada e combinada com um divisor traseiro personalizado e totalmente reprojetado para gerar downforce adicional necessário para gerenciar a extraordinária saída de potência do Supercat. Para acomodar essas mudanças, o sistema de escapamento foi reposicionado da traseira para a lateral do carro.
A postura mais ampla do Supercat reforça ainda mais seu caráter dinâmico. Sua largura aumentou de 1.793 mm para 1.975 mm em comparação com o XJS original, aprimorando seu perfil visual e aerodinâmico. Essa pegada mais larga é complementada por rodas TWR Forged Monoblok, dimensionadas em 18 polegadas na frente e 19 polegadas na traseira - uma evolução significativa das rodas de 15 polegadas do XJS original.
O primeiro de uma nova geração de modelos TWR
Como o primeiro carro de produção da TWR, o Supercat é o exemplar perfeito da filosofia da empresa: misturar engenharia, materiais e métodos modernos com uma base clássica para criar algo que realmente captura o espírito da TWR, que remodelou o automobilismo mundial nas décadas de 1980 e 1990.
Os futuros modelos da TWR passarão pelo mesmo rigoroso processo de desenvolvimento e testes, adotando protocolos e instalações usados ??pelas principais marcas de carros esportivos do mundo, equipes de corrida e outros especialistas em desempenho.
A mesma filosofia é aplicada à fabricação de cada produto da TWR, com cada carro construído à mão nas instalações da empresa em Newbury, Berkshire, na fábrica dedicada da TWR.
O número mágico
A TWR está aceitando encomendas para o Supercat, cuja produção será estritamente limitada a apenas 88 exemplares no mundo todo, em homenagem à famosa vitória de Tom Walkinshaw com o XJR-9 em Le Mans em 1988. As primeiras entregas aos clientes são esperadas para o verão europeu de 2025.
Cada Supercat é construído sob encomenda, e os clientes têm uma ampla gama de opções de personalização. Pedidos já foram feitos nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, Ásia e Oriente Médio em configurações de volante à direita e volante à esquerda.
Os preços variam de acordo com as especificações individuais, mas começam em 225.000 libras esterlinas (1.7 milhões de reais), excluindo impostos locais. Um número limitado de vagas de construção permanece aberto, com um depósito prévio de 35.000 libras esterlinas (260.000 reais).