UBER ADQUIRE 24 MIL EXEMPLARES DO VOLVO XC90 PARA CRIAR UMA FROTA DE TAXIS AUTÔNOMOS

A Uber anunciou a compra de 24 mil veículos da Volvo que serão entregues entre 2019 e 2021 - o objetivo é adaptar essas unidades do XC90 para a condução autônoma.
Esse acordo entre a Volvo e a Uber, que não é de exclusividade, segue-se a um outro anunciado entre as duas empresas em 2016, quando uma ‘parceria estratégica’ resultou na utilização por parte da Uber de 100 unidades do XC90 autônomos em testes de táxi sem condutor em Pittsburgh, EUA.
De acordo com o fabricante sueco, os veículos que agora serão vendidos “incorporam todas as tecnologias de segurança, redundância e núcleo autônomo de condução, necessários para que a Uber adicione a sua própria tecnologia de condução autônoma”.
“A indústria automobilística vem sofrendo a interferência da tecnologia e a Volvo pretende ter uma parte ativa nessa interferência. O nosso objetivo é ser o fornecedor de referência global dos serviços de mobilidade partilhada de condução autônoma”, afirmou o CEO da marca sueca, Hakan Samuelsson.
Entretanto, essa parceria entre um fabricante de automóveis e uma empresa de mobilidade não é um dado novo: a Ford anunciou no início deste ano uma parceria com a Lyft (rival da Uber) para um programa de testes com veículos autônomos e a Chrysler anunciou a entrega de vários modelos Pacific híbridos à Waymo (pertencente à Google) para testes de táxi autônomos.