UM DOS EXCLUSIVOS CIZETA-MORODER V16T DO SULTÃO DE BRUNEI APARECE À VENDA PRATICAMENTE NOVO
Um dos escassos exemplares fabricados do Cizeta-Moroder V16T apareceu à venda em um especialista em modelos exóticos e clássicos nos Estados Unidos. Esta unidade é uma autêntica peça de coleção e não só pela raridade do veículo em si, já que se trata de um modelo muito difícil de ser encontrado em seu estado original, mas pelo próprio histórico do carro.
Este Cizeta-Moroder V16T é um dos vários comprados pelo Sultanato de Brunei na década de 90, de modo que não é nenhuma surpresa que o exemplar se encontre em um estado impecável e inclusive ainda praticamente 0 km, já que dos poucos dados que se conhecem da imensa coleção secreta do Sultão é que está composta por diversas unidades sem estrear ou com muito pouco uso. A grande maioria dos esportivos desta coleção que voltaram ao mercado contavam com cifras de quilometragem ridiculamente baixas. Como neste caso, onde surge um exemplar que nem seque foi emplacado.
Esta unidade de cor azul mostra somente 966 km em seu marcador, seguramente a maioria deles rodados após ter voltado ao mercado. Não se sabe quando mudou de proprietário pela primeira vez, mas atualmente está à venda na Curated, um especialista americano localizado em Miami. Seu preço não foi anunciado, mas a mídia local assegura que estão pedindo 725.000 dólares por ele.
Além de ser um dos exemplares adquiridos pelo Sultão de Brunei, esta unidade foi a utilizada pela marca no seu estande no Salão de Genebra de 1993. Por isso que se trata de um dos poucos exemplares conhecidos publicamente do modelo.
Deste estranho esportivo de 16 cilindros só foram fabricados um punhado de exemplares originais, embora em anos posteriores tenham sido montados mais alguns, utilizando chassis e elementos que sobraram da empresa original. Do Cizeta-Moroder V16T como tal só foram fabricados 12 exemplares antes do fechamento da fábrica em 1994, aos quais se somaram outros 3 nos anos seguintes, já que o fundador e proprietário da marca havia se mudado aos Estados Unidos, onde continua comercializando o modelo sob encomenda, mas a verdade é que desde 2003 não foi montado mais nenhum. Além disso, de maneira paralela, atualmente existe um pequeno projeto na Itália que trata de criar um superesportivo utilizando a mesma mecânica e chassi do Cizeta-Moroder, mas com uma carroceria ligeiramente modificada.