UM DOS RAROS FORD GT40 ROADSTER SOBREVIVENTES SERÁ LEILOADO
A Ford só chegou a fabricar 5 protótipos do Ford GT40 Roadster e desses somente um chegou a competir nas 24 horas de Le Mans, o chassi GT/109, o mesmo que aparece nas imagens e que será leiloado em apenas alguns dias na Florida.
Essas 5 unidades do GT40 Roadster (incluindo o protótipo Ford GT40 X-1 Roadster) faziam parte dos 12 protótipos originais do programa GT40 da Ford, de modo que a maior parte deles foi utilizada para o desenvolvimento das versões seguintes de competição do esportivo de motor central.
Desses todos, até o dia de hoje a maioria dos exemplares fabricados conseguiu sobreviver, mas seu número exato parece continuar sendo motivo de discussão, pois embora todos os exemplares sobreviventes do modelo sejam bem conhecidos, os chassis GT/108, GT/109, GT/111 e GT/112, cada vez que um desses aparece à venda é anunciado como o único Ford GT40 Roadster Prototype sobrevivente, o que evidentemente não é possível.
A unidade que aparece nas fotografias será leiloada pela Mecum Auctions em seu próximo evento de Kissimmee, Florida, e embora a casa de leilões não tenha revelado, seu proprietário atual e, portanto, o vendedor, é nada menos que Dana Mecum, o fundador e presidente da Mecum Auctions.
Dana Mecum ficou com esse exemplar em 2013, ao adquiri-lo da família de Dean Jeffries, que o manteve em sua coleção desde que o comprou da própria Ford em 1968. Se o nome de Dean Jeffries soa familiar é porque se trata de um personagem muito ligado a alguns dos capítulos mais interessantes da história automobilística americana.
Edward Dean Jeffries era o proprietário de uma reputada oficina de customização em Los Angeles e muitas de suas obras são bem conhecidas, como os veículos das séries ‘The Green Hornet’ e ‘A fuga de Logan’, ambas da década de 60.
Também foi Jeffries quem pintou a célebre expressão ‘Little Bastard’ sobre o Porsche 550 RS Spyder de James Dean e o responsável de ter pintado a carroceria do primeiro Shelby Cobra de Carroll Shelby, o chassi CSX2000, que depois de ser apresentado oficialmente foi repintado em diversas ocasiões.
O primeiro exemplar do Shelby Cobra foi pintado em inúmeras ocasiões, todas elas por Jeffries e por ordem do próprio Carroll Shelby, para que em cada teste, reportagem ou sessão fotográfica de alguma revista americana, o protótipo aparecesse de uma cor diferente e assim criar o efeito de que havia vários exemplares fabricados do modelo, quando na verdade havia somente um nos Estados Unidos.
Foi precisamente graças a essa relação com Carroll Shelby e Ford que Jeffries conseguiu descobrir esse exemplar do Ford GT40 Roadster em um armazém da marca, e tratou de comprá-lo imediatamente. Essa unidade foi utilizada para o desenvolvimento do Ford GT40 J-car - uma versão posterior aos GT40 MK II com aerodinâmica melhorada e motor de 7.0 litros - após sua participação nas 24 Horas de Le Mans de 1965, uma honra que não compartilha com nenhum outro Ford GT40 Roadster. Depois disso, foi guardado em um armazém, até que em 1968 foi descoberto por Jeffries.
Esse exemplar foi restaurado em duas ocasiões e atualmente mostra a mesma configuração utilizada pelo modelo quando participou em Le Mans, onde foi alinhado pela Ford França com os pilotos Maurice Trintignant e Guy Ligier ao volante do GT40 GT/109, que terminou abandonando.