UM FERRARI F410 SPORT SPIDER DE 1955 FOI VENDIDO POR MAIS DE 22 MILHÕES DE DÓLARES

O Monterey Car Week, celebrado no último final de semana, revelou alguns carros espetaculares, que inclusive já mostramos aqui, como o RUF Bergmeister, o McLaren Solus GT, o Bentley Mulliner Batur, o Bugatti W16 Mistral e o Lamborghini Urus Performante, entre muitos outros. Mas também mostrou uma das peças leiloadas mais caras da história: este Ferrari F410 Sport Spider de 1955, vendido por 22.005.000 de dólares.
O leilão foi realizado pela RM Sotheby’s e o valor alcançado nos convida a pensar que se trata de um carro muito especial. Na verdade, Carroll Shelby ganhou mais corridas com este Ferrari do que com qualquer outro carro ao longo de sua trajetória como piloto: um total de oito vitórias e dez pódios.
No leilão foi incluído também o primeiro troféu conseguido por Shelby com o Ferrari F410 Sport Spider em 1956, assim como o último, conquistado em 1958. O carro inclui também a matrícula original da Nassau Racing de 1957.
Originalmente, a marca italiana construiu o F410 Sport Spider para competir na Carrera Panamericana de 1955. Projetado por Sergio Scaglietti, montava um motor V12 de 4.9 litros com 3 carburadores Weber 46 DCF, que desenvolvia 400 cv. Era o motor mais potente fabricado em Maranello até então. No entanto, o carro nunca chegou a pisar na Carrera Panamericana.
Nesse mesmo ano, aconteceu o acidente mais trágico na história de Le Mans, quando morreram 83 espectadores, e por isso a Carrera Panamericana foi cancelada. De modo que, em seu lugar, o Ferrari F410 Sport Spider estreou nos 1.000 quilômetros de Buenos Aires em janeiro de 1956, com Juan Manual Fangio e Eugenio Castellotti ao volante.
Posteriormente, o diretor da equipe, o americano John Edgar, comprou o carro para promovê-lo nos Estados Unidos, e com Carroll Shelby no comando ganhou sua primeira corrida no Seafair, em Bremerton, Washington. O piloto do Texas competiu em quase 40 corridas ao volante do Ferrari, de 1956 até 1958.
Nas décadas seguintes, o Ferrari F410 Sport Spider foi utilizado em diferentes eventos e exibições, como o Festival da Velocidade de Goodwood e o Concurso de Elegância de Pebble Beach.
Em 2006, Carroll Shelby voltou a reencontrar-se com o carro no Fabulous Fifties Concours, em Gardena, Califórnia, e ali escreveu sobre a superfície do tanque de combustível uma mensagem: “O Senhor Ferrari me disse que este era o melhor Ferrari que ele construiu”. Essa mensagem continua no carro hoje.