BENTLEY MULLINER BATUR: REVELADO EM MONTEREY O MODELO MAIS PODEROSO JÁ FABRICADO PELA MARCA

A Bentley Mulliner revelou há mais de dois anos o exclusivo Bentley Bacalar, cuja fabricação está quase completada. Verão a luz apenas 12 exemplares deste automóvel excepcionalmente raro que leva o nome da Lagoa Bacalar. O passo seguinte é o Bentley Mulliner Batur, que acaba de ser revelado em Monterey.
Se o Bacalar toma o nome de um local da península de Yucatán no México, um lago famoso por sua beleza natural, o Batur não é menos representativo. O modelo leva o nome do lago Batur, em Kintamani, Bali, na Indonésia. Segue assim a tradição iniciada por seu antecessor, que tem o nome de outro corpo de água natural.
A produção é limitada a 18 unidades e já estão todas vendidas por 1.65 milhões de libras esterlinas cada una. Cada Batur será projetado em colaboração com seu proprietário. A Mulliner fabricará o carro à mão no transcurso de vários meses. As primeiras entregas deverão começar em meados de 2023.
Além de ser o modelo mais poderoso da história da empresa, o Bentley Mulliner Batur destaca-se por apresentar um design modernizado que “em última instância guiará a direção de estilo dos próximos veículos elétricos da empresa”. Caracteriza-se por suas proporções tradicionais de um gran turismo.
Dispõe de um capô alongado com uma ampla e pronunciada caída de teto. Os faróis LED abandonam a forma redonda característica da Bentley, os musculosos ombros traseiros são enfatizados ainda mais e os vidros laterais adotam um novo estilo que lembra muito a Rolls-Royce.
A grade dianteira, de grandes dimensões, é mais baixa e mais vertical para assim oferecer uma aparência forte e segura. Apresenta um padrão único em forma de V com detalhes em laranja. Os designers também moveram a massa visual do automóvel para trás de modo a conseguir uma estética mais esportiva e musculosa.
Entre os aspectos mais destacados da carroceria estão o aerofólio acionável eletricamente e as rodas de 22 polegadas, que são exclusivas do modelo. Atrás delas se esconde um sistema de freios de carbono-silício-carbureto (CSiC) com pinças de dez pistões e discos de 440 mm na parte dianteira.
Na parte traseira há pinças de quatro pistões e discos de 410 mm de diâmetro. A nível aerodinâmico também podemos apreciar um divisor dianteiro, saias laterais e um difusor traseiro. Segundo informa a empresa, estes elementos podem ser fabricados em um composto de fibra natural ou de carbono.
Não menos impressionante é o interior, com opções de personalização quase ilimitadas, que são possíveis graças à natureza artesanal do veículo. Os clientes podem pedir chapas compostas de fibra natural, molduras de madeira tradicionais, todos os elementos de conforto da marca, além dos controles em ouro de 18 quilates impresso em 3D.
Debaixo do capô encontra-se uma versão melhorada do motor W12 de 6.0 litros e duplo turbo da empresa. Os engenheiros equiparam o carro com um novo sistema de admissão, turbos melhorados, intercoolers mais robustos e inúmeras recalibrações. Tampouco falta um sistema escape de titânio com ponteiras impressas em 3D.
Graças às melhorias, o Bentley Mulliner Batur desenvolve 740 cv e 1.000 Nm de torque máximo. Isso permite que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em torno de 3.4 segundos e supere os 330 km/h de velocidade máxima. Está acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades.
O Batur também está equipado com direção nas quatro rodas, vetorização de torque e um diferencial de deslizamento limitado eletrônico. Outras características incluem uma suspensão pneumática adaptativa e um sistema elétrico ativo de controle antirolagem.