UM JAGUAR XJ220 IMPECÁVEL E PRATICAMENTE NOVO ESTÁ À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS
A Canepa conta em seu estoque com um magnífico exemplar do Jaguar XJ220. Este carro dispõe de uma configuração estética muito pouco habitual e um estado de conservação fantástico, assim como um histórico dos mais peculiares, pois apesar de ser um veículo com quase 30 anos nas costas, ainda podemos dizer que se encontra novo.
Trata-se do exemplar #237 dos 281 que foram fabricados entre 1992 e 1994, de modo que é uma das últimas unidades que saíram da improvisada fábrica que a Jaguar Sport instalou em Bloxham, concretamente em 1993, com a única intenção de desenvolver e produzir o XJ220.
Este exemplar corresponde à versão standard do XJ220 e, portanto, debaixo do seu capô traseiro de vidro encontra-se o motor V6 de 3.5 litros e duplo turbo que entrega 550 cv e 644 Nm de torque máximo. Foi um exemplar com esta configuração que conseguiu alcançar 349 km/h com Martin Brundle ao volante no circuito italiano de Nardò. Uma marca que significou o recorde absoluto de velocidade máxima para um automóvel de produção durante dois anos, mas as características do teste impediram a homologação do recorde, pois não deram duas passadas em sentidos opostos e não houve nenhum verificador independente. O que não impediu que a empresa o anunciasse como tal.
Este exemplar conta com um histórico dos mais curiosos, pois até 2001 esteve na Europa. Desde então, este exemplar é residente habitual no Estados Unidos, onde entrou graças à lei ‘Show and Display’, da qual a própria Canepa foi parte responsável.
Apesar de sua idade e de ter passado por várias coleções, este magnífico exemplar de cor vermelho Monza Red com o interior bege do esportivo britânico mostra em seu marcador apenas 1.667 milhas de uso, o que significam breves 2.682 km. Além disso, nenhum de seus proprietários anteriores jamais chegou a emplacá-lo, nem na Europa nem nos Estados Unidos. De modo que oficialmente continua sendo um veículo a estrear.