UM McLAREN F1 GTR LONGTAIL EMPLACADO ENCONTRA-SE À VENDA NO REINO UNIDO
Isso é algo que não se vê todos os dias: encontra-se à venda um McLaren F1 GTR Longtail emplacado. E não se trata de uma unidade qualquer, pois o exemplar que aparece nas fotos é o primeiro dos 10 exemplares do F1 GTR Longtail fabricados pela marca, que utilizou este como protótipo de desenvolvimento.
Está sendo vendido pelos especialistas britânicos da Tom Hartley Jnr. Para quem não conhece a Tom Hartley, trata-se de uma família que está há décadas comprando e vendendo alguns dos automóveis mais exclusivos do planeta. Por suas instalações passaram desde exemplares do valiosíssimo Ferrari F250 GTO até modelos Fórmula 1 de todas as épocas. Mas talvez sua proeza recente mais notável seja a venda do único McLaren F1 praticamente novo e emplacado que se tem notícia.
O McLaren F1 GTR Longtail emplacado que foi colocado à venda é um excelente exemplo do tipo de veículos que comercializam. Um carro que participou pela primeira vez em uma corrida nos 1.000 km de Suzuka (Japão) com uma decoração Lark e se trata de um dos dois protótipos de desenvolvimento do F1 GTR Longtail fabricados pela McLaren.
Também foi o primeiro F1 GTR Longtail que foi homologado para poder ser utilizado legalmente nas vias públicas. Este modelo foi realizado pela Lanzante e Gordon Murray Design. O bom, além de poder ser utilizado nas ruas, é que foram conservados todos os componentes originais que foram substituídos, de modo que se pode recuperar sua configuração de competição.
A isso é preciso somar outros muitos componentes e documentação que aportam valor agregado, como um livro da Gordon Murray Design onde se pode apreciar todo o processo de transformação para ser licenciado. Outro aspecto a destacar é que os outros 9 exemplares do McLaren F1 GTR Longtail fabricados estão em mãos de instituições ou de colecionadores que, como indica Tom Hartley, não vão se desfazer deles no curto ou médio prazo. De fato, o outro protótipo do F1 GTR Longtail pertence a Nick Mason, baterista do Pink Floyd.
O que não sabemos é quanto esperam obter com a venda deste McLaren F1 GTR Longtail emplacado. Como referência, lembramos que em 2012 a casa de leilões Bonhams vendeu uma unidade por 13 milhões de dólares. E esta soma seguramente terá crescido notavelmente nestes últimos anos. Neste link pode-se ver o anúncio de venda original.