UM NOVO TEASER DO LOTUS TYPE 132 REVELA TECNOLOGIA AUTÔNOMA PARA O SUV ELÉTRICO

O que Lotus e Volvo têm em comum é que ambas as marcas pertencem ao conglomerado chinês Geely, e esta condição é de um grande valor para os dois fabricantes, pois compartilham e se beneficiam de avançadas tecnologias. O último teaser divulgado pela marca britânica avançando a apresentação do primeiro SUV elétrico é um dos mais interessantes até agora antecipados.
É que o Lotus Lambda, como é conhecido internamente, mas que a marca rebatizou como Lotus Type 132, não só se destacará no mercado como um dos SUVs elétricos de alto desempenho com um design sugestivo e moderno, como se fará notar entre a concorrência por uma avançada tecnologia. Basta ver o curto vídeo abaixo para notar o engenhoso sensor LIDAR que emerge - e submerge - instalado na borda dianteira do teto, justamente acima do para-brisa.
Um sistema que confirma avançadas funções de condução autônoma que estrearão a bordo do modelo da Lotus, e que já havíamos visto antes em um adiantamento da Volvo. Na verdade, foi a marca sueca que desenvolveu este potente sensor LIDAR junto com um autêntico especialista na matéria, a Luminar, destacado em uma protuberância especial sobre o painel do teto, justamente acima do espelho retrovisor interno.
Uma das mais avançadas tecnologias de condução autônoma que oferecerá o primeiro SUV britânico, e que também veremos a bordo da nova geração do Volvo XC90 que estreará ao longo de 2022. O Lotus Type 132 será um dos primeiros modelos de produção do mundo equipado com um sensor LIDAR, capaz de escanear o ambiente dianteiro através de impulsos de raios laser.
A comercialização do novo Lotus Lambda está prevista para 2022. Um modelo completamente elétrico baseado na avançada plataforma de carros elétricos SEA desenvolvida pela Geely e carregada de tecnologia, admitindo um sistema de carga ultrarrápida de 800 V que permitirá recarregar 80% da capacidade total - baterias de 90 e 120 kWh com uma autonomia máxima de 650 quilômetros - em pouco menos de 20 minutos. O futuro modelo será comercializado com duas versões, com um motor elétrico e uma potência máxima de 590 cv, e com dois motores elétricos, tração total e nada menos que 740 cv, dados que não demorarão muito para serem confirmados.