UM OPEL CORSA-e É O VEÍCULO 15 MILHÕES FABRICADO NA PLANTA ESPANHOLA DA STELLANTIS EM ZARAGOZA
Há mais de quatro décadas que o Opel Corsa e a cidade espanhola de Zaragoza estão intimamente relacionados. A planta da Stellantis abriu suas portas em 1982 para produzir este carro. Em suas linhas de montagem foram fabricadas as seis gerações do modelo e, atualmente, é a encarregada de montar o Opel Corsa de forma exclusiva para todo o mundo, incluindo sua versão 100% elétrica, o Opel Corsa-e. Precisamente uma unidade deste veículo ‘zero emissões’ é o automóvel 15 milhões produzido na Stellantis Zaragoza.
Durante seus 41 anos de atividade, a Stellantis Zaragoza é uma fábrica fundamental para a Opel. Além de fabricar o modelo mais vendido da marca, tambie´n é encarregada da produção do Opel Crossland X, o SUV mais bem-sucedido da marca alemã.
Em seus primeiros anos, acolheu a fabricação do Opel Corsa A (1982-93), a primeira geração de um automóvel compacto pensado para aportar dinamismo e espírito esportivo ao segmento dos compactos urbanos. O design de Erhard Schnell destacava-se por seu perfil enérgico e sua aerodinâmica, com um coeficiente de 0.36, pouco visto nos utilitários da época.
Nos anos 90, pelas mãos do designer japonês Hideo Kodama, o Opel Corsa B (1993-2000) adotava formas mais arredondadas e ganhava 10 cm de comprimento e amplitude no interior, além de incorporar equipamento de segurança inovador na categoria, como os freios ABS. Obra do mesmo estilista, a terceira geração do Corsa (2000-06) cresceu outros 10 cm, ampliou sua distância entre os eixos e incidiu na mesma filosofia, adotando, além disso, motores a gasolina Ecotec e turbodiesel de injeção direta.
No Opel Corsa D (2006-14) foi realizada uma separação clara entre as versões de três portas, concebidas como um coupe esportivo, e as de cinco portas, projetadas como um veículo amplo e familiar. Surgiram os motores Ecoflex, que culminavam com o Corsa OPC Nürburgring Edition e seus 210 cv de potência. Na quinta geração do Corsa (2014-19), foram superados os 4 metros de comprimento e foram incorporadas tecnologias avançadas como a câmera frontal, o reconhecimento de sinais de trânsito e o alerta involuntário de mudança de faixa.
Lançada no final de 2019, a sexta geração do Opel Corsa foi convertida em uma referência no segmento B por seu design atraente, seu desempenho, seu equipamento tecnológico e seu espaço interior. Sua versão elétrica, o Opel Corsa-e, marca a diferença entre os modelos zero emissões de sua categoria graças aos seus 353 Km de autonomia, sua potência de 136 cv (100 kW) e seu torque máximo instantâneo de 260 Nm, que proporciona capacidade de resposta, agilidade e comportamento dinâmico.
Incorpora tecnologias normalmente reservadas a segmentos superiores, como o sistema de iluminação adaptativa matricial Intelli-Lux LED e funções de ajuda à condução avançada, entre as quais se destacam a câmera frontal de alta tecnologia, o leitor de sinais de trânsito, o controle de cruzeiro adaptativo por radar, o assistente lateral baseado em sensores e o assistente de manutenção ativa de faixa.