UM TESLA MODEL Y É O VEÍCULO NÚMERO 1 MILHÃO FABRICADO PELA TESLA

Elon Musk revelou que a Tesla acaba de produzir seu veículo de número um milhão, um exemplar do novo Tesla Model Y de cor vermelho, o que significa um marco para o fabricante americano de veículos elétricos. Trata-se de uma das primeiras unidades do novo crossover elétrico, que segundo recentes relatos, começarão esta semana suas entregas na Califórnia.
A produção da Tesla aumenta a passos largos. Além das próprias cifras de fabricação dos Model S, Model X e Model 3 na planta de Fremont, agora temos que somar as unidades do Model 3 que estão começando a sair da recém-inaugurada fábrica chinesa da empresa e o início da produção nos Estados Unidos do seu novo crossover, o Tesla Model Y.
Embora a produção da empresa tivesse começado timidamente há pouco mais de 10 anos, a partir do lançamento comercial do Tesla Model 3 estes números aumentaram paulatinamente e pelo que parece, continuarão aumentando em um bom ritmo nos próximos anos. Em 2019 a Tesla fabricou 415.000 unidades de todos os seus veículos, de modo que após o início das operações da marca em Shanghai e a chegada do novo Tesla Model Y, podemos esperar que em 2020 supere sem problemas as 500.000 unidades anuais.
O exemplar número 1 milhão corresponde a um Tesla Model Y, cuja produção já começou nos Estados Unidos, cerca de 6 meses antes do previsto, de modo que as entregas também serão adiantadas consideravelmente. Conforme os últimos relatos, as primeiras entregas acontecerão nesta semana na Califórnia.
O Tesla Model Y é a versão crossover do Tesla Model 3, com o qual compartilha mecânicas e uma linha praticamente decalcada do sedan. Em princípio, o novo Model Y estará disponível em 4 versões: Standard Range, Long Range, Long Range Dual Motor e Performance. Com faixas de autonomia muito similares às do Model 3, a partir dos 370 km segundo o ciclo EPA do Model Y SR até os 450 km que homologa o Model Y de duplo motor e tração total, o Long Range Dual Motor e o Performance.
Por enquanto, só as duas últimas começarão sua produção este mês, já que somente os clientes com reservas para estas versões foram os avisados pela empresa. Em relação às outras duas versões, por enquanto não aparecem sequer no configurador da marca, de modo que não há data prevista para o início de sua produção e chegada ao mercado. Em teoria, a produção da versão básica do Model Y, que dispõe de 370 km de autonomia, deverá começar no início de 2021, mas isto era segundo o planejamento originalmente anunciado, de modo que desconhecemos sua nova data de chegada estimada.