UMA VOLKSWAGEN KOMBI MAIS OFF-ROAD: TEM ATÉ ESTEIRAS

A divisão Oldtimer da Volkswagen Veículos Comerciais acaba de restaurar um veículo único, com 60 anos de idade, até deixá-lo como novo. Esta Kombi com esteiras tem uma história digna de ser contada.
Em maio de 1962, essa Kombi foi fabricada na planta de Hannover e foi enviada ao seu dono na Áustria. Após um breve período de vida como uma Kombi normal, ali foi transformada em um exemplar alpino sob as mãos de um engenhoso mecânico vienense da Volkswagen, Kurt Kretzner.
A Kombi passou a ter quatro eixos, dois deles (os traseiros) unidos por esteiras e os outros dois, com dois pneus de cada lado. Por que essa conversão? Porque Kretzner, aficionado por esqui, percebeu que nos Alpes austríacos havia apenas vans com capacidade todo-terreno.
Após mais de quatro anos de trabalho duro por parte do mecânico, a Kombi se transformou em um ajudante ideal para todo tipo de serviços: guarda florestal, médicos, guarda de cabanas, caçadores...
Como curiosidade, as esteiras eram uma construção própria formada por pinos de borracha de 2.0 centímetros de espessura para otimizar a motricidade, independentemente da superfície da estrada. Além disso, os dois trens dianteiros eram diretrizes, com os quais a capacidade de mudar de trajetória era muito destacada. Comentava-se que a Kombi quase podia girar sobre si mesma.
Um diferencial automático de deslizamento limitado permitia avançar inclusive no caso de neve intensa. A Kombi obtinha a potência do seu motor boxer de série com uma cilindrada de 1.192 cm3 e 34 cv. Como podemos imaginar, só podia chegar a 35 km/h, mas aqui o desempenho era o de menos.
Kretzner descrevia o veículo da seguinte forma: “É ideal, fácil de dirigir e com ele você poderá dominar com segurança e conforto qualquer terreno difícil. A neve, a areia, as pedras, os prados alpinos, os pântanos, os pequenos riachos e os bosques podem ser cobertos sem dificuldade”.
Ao longo dos anos, essa Kombi tão especial foi vista em raras ocasiões. Em 1985, apareceu pela última vez em Viena antes de ser adquirida pelo Museu Porsche de Gmünd no início da década de 1990. Posteriormente, passou a ser propriedade da Bullikartei e.V., uma comunidade de entusiastas da primeira geração da Kombi.
Em 2005, os membros do clube tentaram restaurá-la, mas como estavam dispersos por várias cidades da Alemanha, não puderam cumprir esse objetivo. No final de 2018, o veículo se uniu à coleção Oldtimer da Volkswagen, com o objetivo de que voltasse a circular.
Os especialistas da marca em clássicos começaram uma elaborada reconstrução. Como em todas as restaurações de fábrica em Hannover, a carroceria de 60 anos foi despojada de sua pintura, reparada, recoberta por imersão catódica e repintada de laranja.
Aliás, por que essa cor? Para que o veículo fosse imediatamente reconhecível na paisagem coberta de neve e no terreno intransitável, no caso de cobrir alguma emergência.
A equipe da divisão Oldtimer também restaurou o interior. Ali, os especialistas puderam soltar a sua criatividade. As madeiras de faia e pinho foram adaptadas individualmente ao habitáculo e foram instaladas práticas porta-ferramentas.
Na primavera europeia de 2022 finalmente chegou o momento: a Kombi com esteiras voltou a abrir caminho entre a neve. E fez isso com uma capacidade de escalada excepcionalmente boa. Depois da complexa restauração do veículo de quatro eixos, a equipe da Oldtimer comprovou que o condutor desiste nas encostas pronunciadas muito antes que o próprio veículo.