VAUXHALL VXR8 GTSR: O MODELO MAIS POTENTE DA MARCA CHEGA PARA DESPEDIDA
A nova geração do Opel Insignia sucederá o Holden Commodore na Austrália, como já se sabia, além disso, elimina também todos os derivados dessa linha, como os sedans esportivos Chevrolet SS nos Estados Unidos e o Vauxhall VXR8 no Reino Unido.
O Chevrolet SS simplesmente desaparece do mercado, já que o último exemplar para os EUA saiu recentemente da fábrica de Adelaide, na Austrália, mas no caso do Reino Unido haverá uma nova edição limitada de despedida do modelo, o novo Vauxhall VXR8 GTSR.
Essa versão será um pouco mais potente que o VXR8 GTS atual, além de contar com melhorias no chassi. O modelo deriva diretamente da última edição limitada do GTSR preparada especialmente pela Holden Special Vehicles na Austrália como uma homenagem de despedida da linha esportiva do Commodore VF. A HSV apresentou a alguns meses várias edições limitadas de maneira simultânea, entre as quais podíamos encontrar o mencionado GTSR com um motor potenciado e um chassi revisado, sendo o modelo mais radical da HSV até esta data, equipando o mesmo bloco V8 LS9 de 6.2 litros sobrealimentado procedente do Chevrolet Corvette ZR1 de sexta geração, com 643 cv.
O novo Vauxhall VXR8 GTSR esconde debaixo do seu capô um motor LSA V8 de origem General Motors, que para essa ocasião desenvolve 594 cv e 740 Nm torque máximo, tornando-se o Vauxhall mais potente que chegou a um concessionário da marca no Reino Unido. Entre as melhorias de chassi do novo GTSR surgem novas rodas de alumínio forjado de 20 polegadas com discos de freio de maior tamanho, sendo de 410 mm de diâmetro no eixo dianteiro com pinças de seis pistões. No eixo traseiro conta com um diferencial de deslizamento limitado e um sistema de controle de torque inteligente para otimizar a tração em todo momento.
Esteticamente o modelo é muito parecido com o Holden HSV GTSR W1. Agora dispõe de uma frente redesenhada, com novas entradas de ar e elementos realizados em fibra de carbono, como o novo splitter no para-choque dianteiro e um aerofólio traseiro modificado. Na traseira as novidades se completam com novas saídas de escape de formato trapezoidal.
O novo Vauxhall VXR8 GTSR será muito exclusivo, além de caro, já que chegarão da Austrália somente 15 exemplares dessa edição de despedida, com um preço de 74.500 libras esterlinas, cerca de 320.000 reais. O novo modelo será apresentado durante o Festival de Velocidade de Goodwood, que será celebrado este ano entre os dias 29 de junho e 2 de julho.