VAZAM NA CHINA AS PRIMEIRAS IMAGENS DO NOVO VOLKSWAGEN ID.6

O Volkswagen ID.6 é o próximo grande lançamento da nova linha ID de veículos alimentados por baterias da Volkswagen. Este será um crossover de 3 filas de bancos, pouco maior que o Volkswagen ID.4 que já conhecemos, com o qual compartilhará plataforma e elementos mecânicos.
O novo Volkswagen ID.6 é a versão de produção do protótipo Volkswagen ID. ROOMZZ que foi apresentado no Salão de Shanghai 2019, e como todos os modelos da linha ID da Volkswagen, o concept que o adiantou já contava em grande parte com o design e as formas do modelo definitivo de produção. De modo que conhecer o seu design não foi uma surpresa muito grande.
Além disso, nos últimos meses pudemos ver vários protótipos de desenvolvimento do modelo, que curiosamente exibiam um disfarce que tratava de simular os traços do Peugeot 5008. O que significou uma piada dos executivos do Grupo PSA, como foi o caso do tweet de Jean-Philippe Imparato oferecendo um verdadeiro exemplar do 5008 ao pessoal da Volkswagen, devido ao suposto interesse que tinham pelo modelo francês. Esses protótipos mostravam formas e proporções muito próximas ao Volkswagen ID.4 já apresentado, o que precisamente corroboram estas imagens.
Esse vazamento procede do mercado chinês e corresponde com as habituais imagens que devem ser apresentadas por todas as marcas diante das autoridades de indústria e transporte da China. O veículo aparece posando, de forma que as fotografias contam com a estética habitual desse trâmite legal.
A nível estético é evidente que estamos diante de uma evolução do design do Volkswagen ID.4 e do Volkswagen ID. ROOMZ Concept, embora o novo modelo seja visivelmente maior que a versão de 5 lugares e conte com alguns traços próprios, como é o caso das duas opções de acabamento para o pilar traseiro, que pode ser de cor cinza ou preto, fundindo-se assim com os vidros traseiros. Na parte dianteira surge uma nova leitura do para-choque e da grade, mas ainda assim é muito parecido à parte frontal do ID.4. É conveniente lembrar que estamos diante da versão de especificações chinesas do modelo e, portanto, pode variar ligeiramente com relação ao modelo que veremos no Ocidente em breve.
Quanto à sua base mecânica, este modelo também utiliza a plataforma MEB e contará com uma linha muito similar à do Volkswagen ID.4, com versões de 2 motores elétricos e tração total, com potências entre 300 e 410 cv. Em relação às suas baterias, terá disponíveis packs de 77 e 110 kWh, capazes de oferecer faixas de autonomia de até 600 quilômetros.