VAZAM NA REDE ALGUNS ESBOÇOS DO DESIGN DO NOVO ASTON MARTIN VANTAGE
Esses esboços surgiram na rede com origem no registro de patentes japonês, onde a Aston Martin parece que já registrou o desenho do novo Vantage, o modelo esportivo de menor tamanho de sua linha. Embora se trate de simples esboços em branco e preto, são destinados a mostrar todos os elementos de seu design exterior, onde é possível apreciar suas novas formas e traços por completo.
Tanto é que à primeira vista podemos descobrir os pontos significativos de seu novo desenho. Ao contrário do seu antecessor, baseado nas formas principais do DB9, o Gran Turismo que ocupava um degrau superior, o novo Vantage não toma como base o recente DB11, mas o DB10, o modelo especialmente criado para o filme ‘Spectre’ do agente secreto britânico 007 James Bond. Nas imagens é possível ver mais claramente que as formas e volumes principais foram tomados do DB10, uma evolução do Vantage atual, com um longo capô e a traseira muito curta.
Existem determinadas linhas que os designers da Aston Martin respeitaram ao esboçar o novo Vantage, como as formas do nariz, a posição e orientação dos faróis, e a própria disposição da grande grade dianteira, com as formas típicas da Aston Martin. Embora no caso do Vantage encontremos a grade parecendo uma peça única fundindo-se com o lábio dianteiro. Outros elementos são os pilares A e C, nesse último caso com as formas e a caída extremamente parecidas às do DB10, no lugar de utilizar o desenho de pilar flutuante do DB11.
A linha de cintura aparece na mesma posição, assim como as portas e suas maçanetas, que têm as mesmas linhas. Na parte lateral inferior encontramos as mesmas saias e a linha de estilo arqueada sobre elas.
A nível técnico utilizará a mesma evolução da plataforma de alumínio do DB11, mais leve e cerca de 40% mais rígida que a plataforma anterior VH usada pelo Vantage atual, o que lhe permitirá contar com um peso em torno dos 1.500 quilos, cerca de 100 a menos que o modelo atual. Para isso empregará materiais como o alumínio, o magnésio e inclusive materiais compósitos em diversas partes.
O motor será o mesmo V8 de 4.0 litros sobrealimentado que acaba de estrear no DB11 V8, de origem Mercedes-AMG, com 510 cv e 675 Nm, surgindo acoplado a uma transmissão na posição transaxle que lhe permitirá uma divisão de pesos próxima de 50:50.
A data de chegada desse novo modelo por enquanto segue sendo um mistério, mas se espera que seja apresentado em seu formato coupe em algum momento do próximo ano, seguido de uma versão conversível Volante um ano depois.