VEÍCULOS ELÉTRICOS PODERÃO SUBSTITUIR BATERIAS POR SUPERCONDENSADORES
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Surrey e da Universidade de Bristol, no Reino Unido, realizou um estudo em que concluíram que os supercondensadores substituirão as baterias dos carros elétricos. O grupo alega que essa tecnologia é entre mil e 10 mil vezes mais potente que as baterias convencionais, permitindo carregamentos em poucos segundos.
O grupo avança ainda, que os supercondensadores também são mais eficientes e ecológicos, uma vez que desperdiçam menos energia e têm um impacto ambiental mais reduzido em relação a um sistema elétrico convencional.
Esse estudo foi realizado em cooperação com a Augmented Optics, uma empresa proprietária da Supercapacitor Materials. O responsável executivo de ambas, Jim Heathcote, diz que o grupo começará a trabalhar em um protótipo a partir do primeiro semestre de 2017. Segundo ele, os custos de produção não são um obstáculo para o crescimento dessa tecnologia, já que não envolve recursos finitos, além disso, não vicia como as baterias com as sucessivas cargas.