VEJA O VÍDEO DA HISTÓRIA DOS DOIS ÚNICOS BUGATTI EB-110 DE COMPETIÇÃO

O vídeo abaixo revela a história dos dois únicos exemplares do Bugatti EB110 de competição já fabricados. Eles foram projetados para as corridas de resistência na época do ex-presidente da empresa, Romano Artioli, que mais tarde teve muito a ver com a curiosa origem do nome do Lotus Elise (veja aqui), assim como com o piloto de testes e desenvolvedor Loris Bicocchi e o designer Giampaolo Benedini, entre outros.
No final da década de 80, todo mundo falava do espetacular novo superesportivo da empresa, o Bugatti EB-110, uma criação do rico empresário Romano Artioli e de uma poderosa fábrica de vanguarda que havia sido construída para produzi-lo como resultado do ressurgimento da Bugatti, um renascimento que permitiu que hoje a empresa produzisse um dos carros mais rápidos do planeta, o Bugatti Chiron.
Em meados da década de 90, quando a gloriosa, mas infeliz aventura com o Bugatti EB-110 de Romano Artioli estava chegando a um final prematuro, decidiram criar somente dois carros de corridas de resistência tomando como base esse modelo: o EB-110 LM para as 24 Horas de Le Mans e o EB-110 SC GTS-1 para o Campeonato Americano IMSA GT. Com estes dois carros o fabricante fez uma tentativa ousada de criar algo extraordinário, e sua história nunca havia sido contada antes com tantos detalhes pelos homens que estiveram por trás do projeto.
Davide Cironi, diretor do curta-metragem, resume o vídeo da seguinte forma: “Foram dois dias com estes homens maravilhosos (Loris Bicocchi, Romano Artioli, Giampaolo Benedini, Giampaolo Simonini, Fabio Baroni e Vittorio Filippini), contando sua história sem precedentes desse momento mágico, que nunca se repetirá, e agora o documentário está pronto e queremos compartilhá-lo com o maior número possível de entusiastas”.