VEJA O VÍDEO DO MERCEDES-BENZ EQC AGORA EM TESTES NA FLORESTA NEGRA, ALEMANHA

O Mercedes-Benz EQC continua realizando seus testes de funcionamento, desta vez na Floresta Negra alemã.
Depois dos bem sucedidos testes de inverno, se requer que o EQC complete um extenso programa de testes no calor ardente do verão, com temperaturas de até 50° centígrados. Presta-se especial atenção aos aspectos que são muito exigentes para os carros elétricos, ou seja, o ar condicionado e a recarga, assim como a refrigeração da bateria, o sistema de propulsão e as unidades de controle, tudo em condições de calor extremo. Os critérios clássicos, como a dinâmica de condução e o conforto em marcha, também são avaliados em testes adicionais e rigorosos.
“Com a reta final chegando, agora podemos completar outro programa de testes extremamente exigente com nossos veículos prévios à produção”, declara Michael Kelz, Engenheiro Chefe do novo EQC. “Depois de completar com êxito os testes de resistência no inverno, a 35 graus centígrados negativos, confiamos que os testes de calor confirmarão que cumprimos o plano de início da produção em série”.
O desafio número um é o calor seco. Porque enquanto a bateria de um automóvel elétrico simplesmente perde potência no frio, a exposição a um calor excessivo acarreta um risco de danos à bateria. A gestão ótima dessas características físicas é o objetivo dos testes extremos que se realizam na Espanha. Um dos principais focos de atenção se encontra no circuito de refrigeração da bateria. Por exemplo: como enfrentar os requisitos de alta potencia? Como responde uma bateria carregada quase completamente a uma carga adicional? Que influência tem o calor na autonomia do veículo? Os testes de drenagem da bateria, ou seja, os testes em que ela se descarrega completamente de energia, também fazem parte desse programa de avaliação.
Outro aspecto é a refrigeração do ar do interior do veículo, tanto durante uma viagem como antes dela, já que a pré-climatização é um fator importante para o conforto dos usuários. Aqui é quando são respondidas perguntas como “é o tempo indicado suficiente para a pré-climatização?” e “é correta a autonomia calculada quando se leva em conta a temperatura interior?”. Além disso, a sonoridade dos componentes individuais, como o compressor do ar condicionado, é especificamente examinada em temperaturas elevadas.
A validação sistemática de veículos completos se encontra entre as medidas exaustivas do processo de desenvolvimento de cada série de modelos da Mercedes-Benz. Isso serve para verificar os mais altos padrões de qualidade.
Antes que um novo produto entre em produção, o veículo completo deve alcançar o nível de maturidade estabelecido pela Mercedes-Benz e esse processo é realizado em várias etapas. O primeiro passo é o projeto preliminar digital e a simulação. Em seguida se validam certos componentes individuais, seja em dinamômetros como em veículos de testes. Assim se testa e valida, por exemplo, a durabilidade de uma conexão do powertrain com as peças individuais dos eixos da suspensão.
No vídeo abaixo podemos ver como o EQC se comporta na Floresta Negra: