VEJA UM VÍDEO DE COMO SERIA UM ‘SEAT R8’ NA VISÃO DE UM ESTUDANTE ESPANHOL

Já foram várias as vezes que se falou de um autêntico esportivo fabricado pela SEAT. Inclusive os espanhóis chegaram a materializar protótipos como o SEAT Cupra GT e o SEAT Formula. No entanto, nenhuma dessas ideias chegou a ser tornar um modelo de rua ao alcance de qualquer pessoa. O que aparece nas imagens é um render do que poderia ser um ‘SEAT R8’ se a marca de Martorell tivesse sido a encarregada de desenvolver esse esportivo.
O ‘SEAT R8’ de cor Laranja, que roda em um circuito no vídeo abaixo, foi batizado por seu criador como SEAT 20C. Trata-se da tese final de um dos alunos de uma pós-graduação em modelagem digital. O autor da obra, o catalão Borja Pérez Loren, de Barcelona, quis criar uma espécie de híbrido entre os desenhos do Audi R8 e a característica frente dos modelos da marca SEAT.
O render desse modelo induz no que poderia ser um esportivo com essas características fabricado pela SEAT. Na realidade, não será o primeiro, pois embora o SEAT Cupra GT mencionado antes não chegasse a ser um modelo de rua, foram fabricados alguns para competição. Aquele carro de corridas de 2003 utilizava um motor central V6 de 6.0 litros com 500 cv de potência, que podia acelerar de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos. Ou seja, características com as quais não fica muito atrás em relação ao Audi R8 com 540 cv de hoje em dia.
De todas as formas, se atualmente fosse desenvolvido um esportivo da SEAT, aproveitaria as tecnologias do Grupo Volkswagen, mas com as limitações de um segmento com preços mais modestos. Por exemplo, não poderia ser baseado no motor V10 Plus com 610 cv, teria que se conformar com a versão do motor V10 com 5.2 litros e 540 cv, com tração traseira.
Em relação à plataforma, o Audi R8 utiliza a mesma do Lamborghini Huracán, algo que inclusive destoaria mais ainda com uma marca dedicada a fabricar carros acessíveis e com boa relação entre qualidade e preço. Com essa configuração mais simples, o esportivo da marca de Ingolstadt custa na Europa por volta de 165.000 euros. Um preço muito acima de qualquer carro de produção dentro da SEAT.