VEM AÍ O LOTUS ENVYA, PARA ENCARAR DIRETAMENTE OS PORSCHE TAYCAN E AUDI E-TRON GT

A Lotus vinha colecionando prejuízos, até que a sua aquisição feita pelo gigante chinês Geely em maio de 2017 devolveu à marca britânica algum fôlego financeiro, exatamente o que faltou no início da década para produzir a nova geração de automóveis, que foi antecipada no Salão de Paris 2010, com os estudos Esprit, Elan, Elite, Elise e Eterne.
Recentemente, o fabricante de Hethel apresentou o Evija, um hiperesportivo elétrico que conta com quatro motores combinados que geram nada menos que 2.000 cv. Com uma produção limitada a somente 130 exemplares, custará cerca de 2.2 milhões de libras esterlinas, cerca de 13.6 milhões de reais.
Em seguida chegou o Eletre, um SUV com 600 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Conta com dois motores elétricos (um em cada eixo) e está baseado na plataforma Electric Premium Architecture feita em alumínio, que também será a base para outros três modelos até 2025.
O próximo modelo 100% elétrico será o Lotus Envya, um sedan para competir diretamente com os Porsche Taycan e Audi e-tron GT e que deverá chegar como modelo 2025. Com vários elementos de estilo estreados no SUV Eletre, o novo carro terá uma distância entre os eixos variando entre 2.8 e 3.1 metros, dispondo de arquitetura elétrica de 800V para carregamentos ultrarrápidos (de 10 a 80% em 20 minutos) das baterias de 112 kWh de capacidade. A marca anuncia 700 km de autonomia (WLTP) com uma só carga e até 906 cv de potência.
Entre as credenciais dinâmicas, o modelo conhecido ainda com o nome de código Type 133 contará com sistema de controle ativo anti-rolamento do chassi, controle permanente do amortecimento, suspensão pneumática e quatro rodas direcionais.