VOLKSWAGEN ADIANTA O ID. BUZZ DE PRODUÇÃO COM ESTE PROTÓTIPO DE CONDUÇÃO AUTÔNOMA

O Salão de Munich 2021 é o primeiro grande evento automobilístico europeu que é celebrado depois dos cancelamentos em massa provocados pela crise sanitária atual. O primeiro cancelamento foi o de Genebra, em março de 2020, e desde então não pudemos assistir a nenhum dos grandes salões tradicionais celebrados em território europeu. Agora encontramos um salão que parece ser novo, mas que na realidade é a nova cara do IAA Frankfurt, que é celebrado bienalmente nesta época e que agora foi transferido para a cidade bávara.
Uma das grandes novidades deste evento será o Volkswagen ID. Buzz AD, um interessante protótipo do futuro furgão elétrico da marca alemã que conta com o mais recente e mais avançado sistema de condução autônoma disponível no arsenal tecnológico da empresa. Esta apresentação oferece um interessante adiantamento das formas do futuro ID. Buzz de produção, pois já se apreciam as novidades neste exemplar, apesar da camuflagem, como é o caso do novo para-choque e os arcos de rodas mais marcados.
O Volkswagen ID. Buzz AD não é um simples protótipo de salão, pois trata-se do primeiro exemplar apresentado oficialmente de um projeto conjunto entre Argo AI e a divisão de veículos comerciais da Volkswagen, com a intenção de criar um programa piloto de veículos robotizados que será operado pela MOIA, a divisão de car-sharing do grupo VAG. Durante sua apresentação, o CEO da corporação alemã fez algumas declarações sobre os planos de condução autônoma da empresa, anunciando que este protótipo pronto estará na rua.
O Volkswagen ID. Buzz AD é um adiantamento da futura versão de produção deste furgão elétrico, baseado também na plataforma MEB da empresa alemã. Este protótipo conta com inúmeros elementos de leitura e sensores em sua carroceria, como radares, câmeras e os habituais sensores LiDAR, porém o mais importante é que dispõe da última evolução do sistema de condução totalmente autônoma da Argo AI. De modo que não se trata simplesmente de um concept ligeiramente modificado para chamar a atenção no estande da marca em Munich.
A Argo AI é uma start-up criada por ex-empregados do Google e da Uber para desenvolver um sistema de condução autônoma e desde 2017 conta com o apoio da Ford. Durante o anúncio do acordo entre a marca de Dearborn e a Volkswagen para o desenvolvimento e fabricação de veículos elétricos sobre plataformas compartilhadas, também foi anunciada a entrada do grupo VAG na participação acionária desta start-up, na qual a empresa alemã injetou inicialmente cerca 2.2 bilhões de euros.