VOLKSWAGEN AMAROK 2022: MAIS UMA ANTECIPAÇÃO DA NOVA PRIMA DA FORD RANGER

Como já sabemos há algum tempo, a Volkswagen prepara uma renovação completa da sua pick-up Amarok. Um modelo que nesta nova geração contará com uma base completamente nova procedente nada menos que da marca rainha das pick-ups, a Ford, e mais concretamente de sua recém-apresentada Ford Ranger.
Para abrir o apetite a marca alemã mostrou há algum tempo e a conta-gotas uma série de esboços de design que antecipavam uma pick-up de aspecto realmente robusto, que foi se aprimorando com o passar do tempo, mas que agora se mostra com duas novas imagens que deixa clara essa imagem musculosa que, assim como na Ranger, está muito presente nesta nova Amarok.
Depois de aparecer em um ambiente próprio de um Safari, com um visual muito aventureiro que inclui um bagageiro e decoração especial - que poderia corresponder a uma versão especial tipo Wildtrack - agora a Volkswagen Veículos Comerciais revela finalmente esta nova pick-up tanto de perfil como de trás, onde fica ainda mais clara sua nova imagem mais dura, mantendo marcados arcos de roda e uma elevada suspensão - que não deverá ser tão pronunciada no modelo de produção - acompanhada de agressivos pneus todo-terreno da BFGoodrich. É preciso considerar que ainda estamos diante de esboços de design, de modo que se espera que alguns de seus traços mais pronunciados sejam suavizados na versão definitiva.
O que está claro é que será mantido esse visual agressivo, quadrado e robusto que chamou a atenção na época e que herda traços dos últimos modelos SUV da marca alemã como o Touareg e o Atlas, com faróis que se fundem com a grade, um capô de linhas marcadas e os já mencionados e proeminentes arcos de roda. Sua traseira se destaca por lanternas maiores e um tampa com a nova insígnia da VW acompanhada do nome AMAROK estampado na carroceria ao mais puro estilo de uma pick-up americana.
A Volkswagen fala especificamente de uma nova Amarok que será mais larga, mais comprida com 5.35 metros e 10 cm mais alta. Entre os esboços que fomos conhecendo no último ano também pudemos ver já uma imagem do seu interior, que exibe uma grande tela táctil em formato vertical como a que exibe a nova Ranger, no meio de um design de habitáculo que mostra-se bastante moderno apesar da habitual tendência dura e robusta própria deste tipo de veículos 4x4, mantendo, portanto, controles físicos. O aumento de suas dimensões também trará um extra de espaço interior, especialmente para a segunda fila, além de oferecer uma maior capacidade de carga.
A nível mecânico ainda não há muitos detalhes, embora a Volkswagen já tenha adiantado que esta nova Amarok manterá um potente motor V6 TDI que oferecerá “muita potência de reboque e torque”. A ele se somarão outras versões a gasolina dependendo do mercado, que não se sabe ainda se terão origem VW ou Ford.
Essa marcada aposta em um design muito mais robusto e parte do seu DNA têm uma clara explicação, e não é outra que o vínculo que esta nova Amarok terá com a Ford Ranger, que de acordo com algumas fontes, poderá dar lugar inclusive a uma equivalente da Ford Ranger Raptor sob o nome de Amarok R.
Esta estranha união surge após uma aliança de colaboração no início de 2020 entre Volkswagen e Ford, que acordaram como uma de suas primeiras estratégias o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais e pick-ups de tamanho médio, o que já dava a entender que no futuro haveria interessantes vínculos entre os populares modelos das marcas de Dearborn e Wolfsburg. Um futuro que já adiantaram e chegará em 2022.
Na verdade, o próprio CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess, confirmou durante a conferência de imprensa anual 2020 do Grupo que “o sucessor da Amarok seria um dos frutos desta colaboração com a Ford”. Uma colaboração que além de incluir esta no mundo das pick-ups, também fará com que Volkswagen e Ford trabalhem conjuntamente em outras áreas como a condução autônoma, com sua participação na startup Argo AI e inclusive no mundo dos veículos elétricos com o uso da famosa plataforma MEB para veículos elétricos em modelos da Ford.
Enfim, tudo indica que veremos esta Volkswagen Amarok, já sem muitas surpresas em termos de design, no final de 2022, após o início de sua produção na planta da Ford em Silverton, na África do Sul, onde também será fabricada a nova Ranger.