VOLKSWAGEN AMAROK COMEÇARÁ A SER MONTADO NO EQUADOR EM 2017
A planta equatoriana da Aymesa, situada ao sul de Quito, onde atualmente são montados veículos das marcas Kia e Hyundai, começará a partir de 2017 a montar também os Volkswagen Amarok destinados ao mercado local.
Inicialmente a produção será de 2.000 unidades anuais, inteiramente destinadas ao mercado equatoriano, mas uma segunda fase do projeto contempla, em um prazo de cinco anos, a construção de uma nova planta na cidade de Manta, com capacidade para montar 60.000 unidades ao ano. O acordo firmado entre a marca alemã e o grupo equatoriano Eljuri, é considerado pela Volkswagen como pioneiro no mundo, já que impulsiona a fabricação em baixa escala.
Essa nova proposta da Volkswagen, impulsiona a produção no Equador, justamente em um momento em que o cenário não é de todo favorável, já que as vendas de carros no Equador caíram mais de 30% em 2015 e neste ano as coisas não vão muito melhor, já que entre os meses de janeiro e maio foram vendidos pouco mais de 24.000 veículos, o número mais baixo nos últimos dez anos.
No entanto, apesar da adversidade, a Volkswagen tem um plano ambicioso, já que planeja através desse programa, que foi denominado ‘Plano Quito’, desenvolver um modelo para replicar em outros países que estejam vivendo um processo de industrialização em baixa escala, similar ao Equador. Através desse plano, a Volkswagen poderá alcançar mercados emergentes que por suas dimensões, não seriam viáveis para uma operação como as que a empresa alemã estabelece em mercados de maior demanda.
Em uma etapa posterior, a produção no Equador poderá aumentar até as 10.000 unidades por ano, incorporando outros modelos que inclusive poderão ser exportados a mercados como a Colômbia e Venezuela. Por isso é que escolheram o Amarok, já que se trata de um produto de alta demanda não só no Equador, mas também na Colômbia e possivelmente na Venezuela, quando as ventas conseguirem recuperar-se nesse país.