VOLKSWAGEN ANUNCIA SEIS MODELOS HÍBRIDOS PLUG-IN PARA 2020

A marca alemã continua em sua corrida para a eletrificação com uma forte ofensiva que incluirá só em 2020 seis novos híbridos plug-in. Entre os modelos que estão por chegar também se espera uma versão de estilo perua para o Volkswagen Arteon, uma alternativa muito esperada pelos entusiastas deste tipo de carrocerias. Deste modo, a Volkswagen anunciou o Arteon ShootingBreak e as versões híbridas plug-in.
A Volkswagen planeja a incorporação em sua linha de seis modelos híbridos plug-in em 2020, após divulgar a imagem que aparece neste artigo durante uma apresentação remota. Esta linha de modelos Plug-in Hybrid será agressivamente ampliada neste mesmo ano, o que permitirá complementar os já existentes Volkswagen Passat GTE e Passat Variant GTE.
Deste modo, a oferta se verá ampliada com os seguintes modelos: Volkswagen Golf eHybrid, Volkswagen Golf GTE 2020, Volkswagen Tiguan L 430 PHEV, Volkswagen Touareg R PHEV e as duas novidades mais importantes: o Volkswagen Arteon PHEV e o Volkswagen Arteon ShootingBreak PHEV. Na verdade, o último modelo é uma novidade em dois aspectos, já que será a esperada versão perua do Arteon e porque será oferecido também com uma mecânica híbrida plug-in.
Segundo pudemos saber, a tecnologia de híbridos paralelos da Volkswagen continuará sendo baseada na mecânica a gasolina 1.4 TSI como base, complementada por um motor elétrico mais potente. No entanto, como novidade destaca-se o Volkswagen Touareg R, um híbrido plug-in com 462 cv de potência que aposta na hibridação como uma solução para melhorar o rendimento. Enquanto isso, o novo Golf GTE melhorou significativamente seu desempenho, elevando o número oficial para 245 cv, o que o situa em pé de igualdade com o Volkswagen Golf GTI 2020.
Também é preciso destacar o aumento de 50% na intensidade das baterias da linha GTE, que passou de 25 Ah para 37 Ah em apenas cinco anos, enquanto que a capacidade total passou dos 8.8 kWh que ofereciam as baterias nos modelos PHEV lançados a partir de 2014, aos 13 kWh das que chegam agora nos modelos híbridos plug-in introduzidos a partir de 2019.
Além das versões híbridas plug-in que esperamos conhecer este ano, a empresa alemã confirmou a chegada do Volkswagen Arteon ShootingBreak, uma versão de estilo familiar que complementará a linha dentro do segmento dos sedans de tamanho grande. Neste caso, espera-se que compartilhe o desenho da frente, enquanto que o teto se alongará com uma caída elegante para a traseira, que será modificada para se adaptar a este novo estilo de design.
No interior as coisas continuarão no mesmo padrão. Os lugares dianteiros e traseiros serão idênticos, mas na parte traseira se espera um pouco mais de espaço para a cabeça, graças ao alongamento da linha do teto, além de um porta-malas com maior capacidade volumétrica. O Arteon oferece atualmente um volume de 563 litros de capacidade, ampliáveis até os 1.557 litros ao rebater os bancos traseiros.
Na parte mecânica, o Arteon ShootingBreak continuará oferecendo motores diesel com potências de 150, 190 e 240 cv, assim como blocos a gasolina com 190 e 272 cv de potência. Por sua vez, seguirão incluindo transmissões manuais e automáticas DSG de sete velocidades com sistemas de tração dianteira e total 4MOTION. A novidade nessa parte será a versão híbrida plug-in, um sistema que poderá ser idêntico ao que impulsiona atualmente o Passat GTE.
Em relação à tecnologia, soluções de conectividade, sistemas de segurança e de assistência à condução, o Arteon familiar deverá continuar incluindo os mesmos sistemas que formam a linha de acabamentos e equipamento do Arteon.