VOLKSWAGEN APRESENTA O SEDRIC EM FRANKFURT, SEU NOVO ROBO-TAXI AUTÔNOMO

A Volkswagen segue aperfeiçoando seus trabalhos com o Robo-Taxi denominado SEDRIC. A marca alemã apresentou seus avanços neste veículo no Salão de Frankfurt. Não há volante pois se trata de um carro autônomo não tripulado capaz de transportar até quatro pessoas e sua bagagem.
O SEDRIC é um dos modelos em que o Grupo Volkswagen está trabalhando para chegar ao nível 5 de condução autônoma. O que significa eliminar completamente a necessidade de um condutor. Na mesma linha também está sendo desenvolvido o novo Audi Aicon, que embora ainda conserve os bancos dianteiros voltados no sentido de marcha, não conta nem com volante nem com pedais.
A Volkswagen confirmou que o protótipo será o início de uma nova linha de modelos. Nas palavras do CEO do Grupo Volkswagen, Matthias Müller: “Nossa equipe já está trabalhando em ideias para que a linha do SEDRIC satisfaça as necessidades de toda uma família. Isso implica veículos que vão desde um totalmente autônomo para a cidade a espetaculares esportivos, passando por carros de luxo para trajetos de longa distância. Também estamos trabalhando em pick-ups e caminhões pesados autônomos??”.
O Grupo Volkswagen prevê que todos esses veículos utilizarão motores 100% elétricos e tecnologia de condução autônoma de nível 5. Algo que lhes permitirá “uma mobilidade simples, sustentável e segura para todos com um único apertar de um botão”.
Enquanto algumas pessoas relutam em entregar o controle do veículo a um computador, Johann Jungwirth, diretor de desenvolvimento digital da Volkswagen, disse na apresentação, que o SEDRIC proporcionará uma “enorme contribuição social”, já que ajudará os mais velhos e pessoas incapacitadas visualmente a deslocar-se no carro sem depender de nada.
O Robo-Taxi SEDRIC foi decorado com duas linhas, uma branca e outra vermelha, e o número 42 nas laterais, para dar-lhe um aspecto de taxi do futuro. No interior também foram mudados os bancos, que estão frente a frente, ao estilo dos taxis britânicos, com a opção de dobrá-los para ampliar o espaço disponível para a bagagem.