VOLKSWAGEN AUTO 2000 CONCEPT: EM 1981 JÁ CONTAVA COM START & STOP
O nome do concept car que aparece nas imagens, Volkswagen Auto 2000, lembra um salão do automóvel. Na verdade, em 1981, data em que foi apresentado, provavelmente os designers do projeto imaginaram como poderia ser um carro exposto no estande da Volkswagen em qualquer evento no início do século XXI.
Na realidade, a verdadeira razão de sua existência é que este protótipo foi criado em resposta a um concurso real organizado pelo governo federal alemão, que convidava os fabricantes para que apresentassem modelos que prefigurassem o carro do futuro. Além do estilo, esta proposta do fabricante de Wolfsburg tinha sua importância, porque muitas das soluções técnicas que ele incorporava foram levadas à produção.
O Auto 2000 foi projetado em colaboração com Audi e Mercedes-Benz, e também com uma equipe de universitários. O objetivo principal era o estudo de soluções não só estéticas, mas também destinadas a reduzir o consumo de combustível, que já era considerado um objetivo importante naquele momento.
O formato era o de um compacto de três portas com um vidro vigia traseiro panorâmico, mas se caracterizou pelos elementos que logo foram transferidos aos modelos de produção. Um design que reapareceu quase idêntico sete anos mais tarde, na terceira geração do Passat, com uma linha fortemente modernizada.
O coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0.25, alcançado graças ao estudo da aerodinâmica, não foi a única inovação. Além disso, o carro era bastante leve e recebeu tecnologias em relação aos motores e à transmissão para reduzir o consumo.
Falamos em ‘motores’ porque o Volkswagen Auto 2000 foi um carro de laboratório no qual foram experimentadas diversas soluções nos anos seguintes à sua apresentação. Assim, o carro recebeu vários propulsores turbodiesel e a gasolina. Em suma, foi o antepassado dos protótipos 1L e XL1, com a mesma filosofia, mas levada ainda mais longe.
No entanto, o mais interessante foi a aplicação de duas tecnologias que chegaram até nossos dias. Falamos do primeiro sistema de parada e partida automáticos do motor (Start & Stop) e de uma transmissão automática com ‘navegação à vela’ (Coasting).
Como sabemos, o primeiro é hoje um elemento de série em praticamente todos os modelos do mercado, não só na Volkswagen, enquanto que a segunda antecipou essa função nas transmissões de última geração, como a DSG.