VOLKSWAGEN BEETLE: HÁ 50 ANOS BATIA UM RECORDE DE VENDAS
21.529.464 unidades. Esse é o número de exemplares do ‘Fusca’ que saíram da linha de produção até o final de suas vendas em 2003. Isso converteu o ‘Beetle’ de primeira geração no carro mais fabricado do mundo, que apenas mudou de aspecto, é claro.
E agora se cumprem 50 anos, concretamente no último dia 17 de fevereiro de 1972, do momento em que o Fusca superou o Ford Model T e se coroou como o campeão do mundo dos veículos de passeio.
Neste dia, a unidade número 15.007.034 do Fusca saiu da linha de produção do galpão 12 da planta de Wolfsburg, batendo o recorde de fabricação do Model T construído pela Ford Motor Company. Para comemorar este marco na história corporativa da Volkswagen, a Autostadt juntou ambos os veículos.
Armin Maus, presidente do Conselho de Administração da Autostadt, declarou: “Há exatamente 50 anos, o Volkswagen Beetle superou o Model T e selou um importante marco como novo campeão mundial de produção. Estamos muito orgulhosos de ter ambos os veículos em nossa coleção ZeitHaus e assim dar vida à história do Grupo no Autostadt”.
É certo que o modelo 1302 de fevereiro de 1972 já havia se distanciado muito do Fusca original de 1938, tanto técnica como visualmente. No entanto, algumas características básicas seguiam sendo as mesmas: a carroceria arredondada com para-lamas e estribos, e o motor boxer de 4 cilindros na parte traseira.
Enquanto isso, um Volkswagen Golf ou um Toyota Corolla superaram facilmente os 21.5 milhões do Beetle, mas nesses casos a primeira edição e o modelo atual só têm em comum o nome.
A Volkswagen aproveitou o recorde de produção do Fusca para lançar um modelo especial. Entre os dias 19 de fevereiro e 31 de março de 1972, foi oferecida a série especial ‘Campeão do Mundo’. Posteriormente, mais de 6.000 clientes optaram pelo modelo especial na cor ‘Diamond Blue’, especialmente criada pelo departamento de ‘Color & Trim’.
Em comparação com a versão básica 1302, o Fusca ‘Campeão do Mundo’ também estava equipado com rodas esportivas, faróis halogêneos, buzina dupla, luzes de marcha ré e vidro traseiro térmico.
O estofamento de veludo preto fazia parte do modelo especial, assim como o acabamento do painel e também as adições práticas, como os tapetes para os pés e as tiras protetoras de borracha nos para-choques.
Além disso, os clientes receberam uma encantadora seleção de acessórios. Junto a um certificado de fábrica, obtiveram um adesivo especial, um chaveiro, um pingente de joalheria e uma medalha de ouro com a inscrição ‘O campeão do mundo’.