VOLKSWAGEN CADDY E TRANSPORTER PREPARADOS PELA ABT SPORTSLINE: RESPEITO COM O MEIO AMBIENTE

O reputado preparador alemão surpreendeu com seu último projeto, ao abandonar os modelos de maior desempenho e centrar-se em uma completa conversão que dá lugar a dois modelos 100% elétricos.
Aproveitando o Salão de Hannover 2018, a ABT Sportsline apresentou dois modelos completamente elétricos baseados no Caddy e no Transporter, tanto nas configurações de van de carga como de passageiros.
No primeiro caso, surge um produto denominado e-Caddy, que entrará na linha de produção em meados de 2019. Trata-se de uma versão elétrica que toma como base o modelo de distância entre-eixos longa, o Caddy Maxi, para criar um produto que pode acomodar cinco passageiros e sua bagagem, além de cumprir as funções próprias de um furgão de carga.
Como assinalado antes, sua propulsão é elétrica, de modo que no lugar de encontrar os habituais motores de combustão aparece um propulsor elétrico de 82 kW (110 cv) e um torque máximo de 200 Nm. Junto a ele, surgem baterias de íons de lítio de 37.3 kWh de capacidade e uma autonomia por volta de 220 quilômetros - segundo o ciclo NEDC. Elas podem ser recarregadas em até 80% de sua capacidade em 49 minutos usando um carregador rápido CCS.
Em relação ao modelo de maior envergadura, surge um produto que a ABT denominou e-Transporter. No entenato, diferentemente do e-Caddy, este exemplar é um concept car, pelo menos por enquanto. Está baseado na versão de chassi longo do modelo standard, o que significa que pode acomodar nove passageiros e ter um espaço de carga de 6.7 metros cúbicos.
Conta com o mesmo motor elétrico de 82 kW e duas opções de bateria: a unidade de 37.3 kWh do e-Caddy ou um pacote maior de 74.6 kWh. Com a bateria menor, a autonomia é estimada em 208 quilômetros, enquanto que a maior oferece uma autonomia de 400 quilômetros. Essa última leva 98 minutos para ser carregada em 80% de sua capacidade usando a estação de carga rápida CCS. Mas se for utilizada uma tomada CA de 7.2 kW, o tempo sobe até as 10 horas e 20 minutos.