VOLKSWAGEN CHAMARÁ DE ‘GTX’ OS SEUS MODELOS ELÉTRICOS ESPORTIVOS
A Volkswagen utilizará a denominação GTX para suas versões esportivas baseadas na linha de modelos elétricos Volkswagen ID. Espera-se que faça isso com dois motores e oferecendo com eles tração nas quatro rodas, com mais potência que no resto das versões.
A Volkswagen está a anos utilizando as mesmas denominações para suas versões esportivas de alguns modelos, denominadas GTI no caso dos blocos gasolina e GTD no caso dos diesel. Agora, no entanto, está a ponto de implantar os modelos elétricos que também terão - alguns deles - sua correspondente versão esportiva.
Mas para os elétricos, e provavelmente começando pelo Volkswagen ID.3, a denominação será outra. Sabe-se que neste caso serão chamados de GTX, uma nomenclatura que já foi registrada pela marca alemã e que se estenderá a vários modelos, incluindo a versão de produção do Crozz Coupe, previsivelmente na forma do Volkswagen ID.5 GTX.
Com esta denominação é seguida a tendência marcada até agora pelo fabricante alemão que, como assinalado, até agora esteve baseando sua linha nos modelos GTI, GTD e GTE para os gasolina, diesel e híbridos plug-in em suas versões de alto rendimento.
Por enquanto não foi confirmado de forma oficial quando estreará o primeiro GTX da Volkswagen, mas comenta-se que no centro de P+D de Braunchsweig, na Alemanha, a Volkswagen está sendo desenvolvida uma versão de alto desempenho do ID.5. É possível que seja apresentado no início de 2021.
Em relação às diferenças dos GTX, assim como os GTI, GTD e GTE, haverá modificações de design para dar-lhes um aspecto mais esportivo. Mas também haverá diferenças no sistema elétrico destas versões em relação ao modelo em sua versão convencional.
A denominação GTX pode ter a ver com a tração nas quatro rodas. Não há detalhes oficiais a respeito por enquanto, mas se espera que contem com uma configuração de dois motores, um conectado ao eixo dianteiro e o outro conectado ao eixo traseiro.
No momento, o elétrico mais rápido da Volkswagen é o ID.3 com pouco mais de 200 cv com um único motor conectado ao eixo traseiro. Instalar outro motor no dianteiro, evidentemente aumentará este número de maneira significativa e fazendo ainda com que conte com tração nas quatro rodas.
E além dos ID GTX, também se espera que haja versões R Performance que, como no resto de sua linha, levem as aspirações esportivas um passo acima. Do Volkswagen ID.3 já se comentou sobre uma possível versão R para o ano de 2024.